Ainda falta um pouco para a apresentação oficial, mas a verdade é que a esta altura já temos muitos dados em cima da mesa. Referimo-nos ao Samsung Galaxy S8. Hoje falávamos sobre o desaparecimento dos botões físicos e a incorporação das teclas de navegação na tela, mas também sobre a possibilidade de este dispositivo possuir um primeiro apontador de toque, no estilo mais puro do lendário Samsung Galaxy Note. Agora temos informações interessantes sobre o processador que será integrado ao terminal. Rumores nos dizem que o Samsung Galaxy S8será um dispositivo superpoderoso. Na verdade, já se falou sobre o tipo de processador que este smartphone terá integrado. No entanto, se as previsões não forem distorcidas, é provável que possamos falar de dois chips diferentes: um seria comercializado diretamente na Europa, enquanto o outro seria lançado apenas na China e nos Estados Unidos. Quer saber quais serão suas características?
Em primeiro lugar, é preciso dizer que o público chinês e norte-americano certamente terá um Samsung Galaxy S8 equipado com processador Qualcomm Snapdragon 835, enquanto os usuários europeus, ou seja, nós, terão acesso a um Exynos 8895, desenvolvido na da própria Samsung. Até agora, rumores indicavam que será um chip superpotente, cuja freqüência de operação seria em torno de 3 GHz e que poderia ser combinado com uma placa de vídeo (GPU) ARM Mali-G71, a mais potente que a empresa possui. Britânico agora.
O fato é que, a publicação da imagem que você tem no topo foi definitiva para aproximar as características deste processador, que neste caso também foi comparado com o Qualcomm Snapdragon 835.
É declarado neste documento que o Exynos 8895 chegará em duas versões diferentes. O primeiro contará com um processador Samsung quad-core projetado para rodar 200 MHz acima do 8895V. Na segunda versão, a GPU G71 contará com dois núcleos complementares. Além disso, o próximo processador Samsung será fabricado seguindo um processo de 10 nm, o mesmo que é utilizado no SD835, não em vão, ambos fazem parte da fábrica da Samsung. Assim, a CPU será composta de quatro e quatro núcleos, que formará cerca de oito núcleos no total. Resumindo, espera-se um processador muito mais eficiente, que não consuma tanta bateria.
Quanto à placa de vídeo (GPU) Mali-G71 que estará disponível para as duas versões deste Exynos 8895, devemos dizer que ela terá 20 núcleos e que haverá uma segunda variante de 18, capaz de rodar a 550 MHz. Mas isto não é tudo. Sabemos que este processador será compatível com um LPDDR4 RAM, com sistema de armazenamento UFS 2.1, com redes LTE Cat.16 e com telas de 4K, podendo suportar o funcionamento de um dispositivo tão potente como o Samsung Galaxy S8. As últimas informações que temos na mesa nos falam sobre um start-up deste processador a partir do segundo trimestre de 2017, entre abril e junho do próximo ano, coincidindo com a data de lançamento do Samsung Galaxy S8 que esperamos.
