Isso é o que os operadores recomendam para não saturar a rede em quarentena
Índice:
- Use o telefone fixo se for fazer chamadas
- Tenha cuidado ao baixar arquivos grandes
- Use a Internet fora do horário de pico
A quarentena preventiva para o coronavírus já entrou em vigor após a declaração oficial do estado de alarme pelo Presidente do Governo. No momento em que este artigo foi escrito, mais de 45 milhões de pessoas em todo o país foram forçadas a ficar em casa para evitar possíveis infecções. Destes mais de 45 milhões, grande parte fará uso de redes móveis e da Internet ao longo das duas semanas de confinamento.
É justamente por esta razão que as diferentes operadoras de telefonia recomendam um uso responsável e racional das redes para evitar a saturação das linhas. O grupo Telefónica foi o primeiro a divulgar uma série de recomendações para superar os problemas de rede, recomendações que discutiremos a seguir.
Use o telefone fixo se for fazer chamadas
A Telefónica o evidencia ao registar um aumento de cerca de 50% na utilização das chamadas de voz nas redes móveis.
Apesar de as redes estarem preparadas para suportar tal carga, o grupo recomenda, sempre que possível, utilizar o telefone fixo para efectuar chamadas, de forma a evitar problemas em determinadas zonas geográficas, nomeadamente em zonas rurais ou de difícil acesso.
Tenha cuidado ao baixar arquivos grandes
Se vamos usar a Internet pela rede móvel ou pela rede doméstica, a Telefónica recomenda um uso moderado ao longo do dia.
Baixar apenas o essencial, optar por aplicativos de mensagens de texto como WhatsApp ou Slack ou evitar e-mails em massa são algumas das considerações que o grupo tornou públicas. Essas recomendações também se aplicam a plataformas de streaming, como Netflix, HBO ou Amazon Prime Video. Resumindo, qualquer aplicativo ou serviço que requeira uma grande quantidade de dados.
Use a Internet fora do horário de pico
Só nos últimos cinco dias, a Telefónica registrou um aumento de mais de 40% no número de conexões de Internet através de redes IP. Se falarmos de redes móveis, o aumento foi de 25% e o uso do WhatsApp disparou até cinco vezes. Por tudo isso e mais, a empresa espanhola preconiza a utilização da Internet fora dos horários de pico, ou seja, são os horários em que o uso da Internet diminui.
Segundo dados da própria empresa, o horário ideal para o uso intensivo das redes é entre duas e quatro da tarde e entre oito da tarde e oito da manhã.