Índice:
Se voltarmos ao passado e lembrarmos dos celulares que usávamos naquela época, um simples Samsung Galaxy A10 a partir de agora pareceria o celular mais estranho do mundo. Com o tempo , nos acostumamos com celulares com três ou quatro câmeras, telas cada vez mais planas e infinitas sem frames, assistentes virtuais, aplicativos de todos os tipos ou até mesmo inteligência artificial para melhorar as capturas.
No entanto, este ano testemunhamos mais celulares estranhos, que alguns consideram até estranhos. Dispositivos que estão fora do comum hoje, seja pelo conceito que prometem, pelo design ou pelas tecnologias que incluem. Entre eles podemos destacar o Nokia 9 Pure View, o Xiaomi Mi Mix Alpha ou o Energizer Power Max P8100S, com uma incrível bateria de 10.000 mAh. Se você quer conhecer alguns dos equipamentos mais estranhos que 2019 nos deixou, não pare de ler. Estes são.
Xiaomi Mi Mix Alpha
Este celular é um dos mais originais e extravagantes do ano. Não só por causa de sua câmera tripla com sensor principal de 108 megapixels, mas também por causa de sua tela, apelidada pela empresa de "display curvilíneo 4D". Basicamente, ele se estende até a parte de trás do telefone, transformando-se em um painel em sua totalidade. Suas bordas curvas formam um ângulo de 90º, o que significa que seus lados são facilmente visíveis quando totalmente inclinados. O Xiaomi Mi Mix Alpha também foi fabricado com uma liga de titânio e envelope de vidro. Além disso, a faixa traseira onde a câmera está alojada é de cerâmica. Portanto, podemos dizer que sua aparência é muito diferente de outros celulares vistos ao longo deste 2019.
Por outro lado, deve-se destacar que o sensor frontal está integrado no próprio painel AMOLED que circunda todo o equipamento, logo atrás dele. Outra de suas virtudes é um motor háptico, que faz o celular vibrar ao tocar na tela. Desta forma, é possível emular a presença de um teclado físico quando estamos digitando. Por enquanto, o Xiaomi Mi Mix Alpha é vendido apenas na China ao preço de 2.560 euros.
Nokia 9 Pure View
Foi apresentado no último Mobile World Congress de Barcelona como o mobile das cinco câmeras. E, de fato, o Nokia 9 Pure View inclui cinco sensores dispostos de maneira muito peculiar, formando uma espécie de roda que não deixa ninguém indiferente ao olhar para sua traseira. No entanto, apesar de a princípio podermos pensar que tratam de funções diferentes, não é o caso. As câmeras chegam com a mesma abertura e resolução. Suas diferenças são a inclusão de dois sensores RGB, enquanto os outros três cuidam de capturar as informações em preto e branco.
As cinco câmeras têm resolução de 12 megapixels com abertura focal de 1,82. Para selfies, temos outros 20 megapixels na frente. Outras características deste Nokia 9 Pure View são um painel pOLED de 5,99 polegadas com resolução QHD +, processador Snapdragon 845, 6 GB de RAM, Android One 9.0 Pie ou uma bateria de 3.320 mAh, carregamento sem fio, embora tudo isso não seja mais chama muita atenção. O Nokia 9 pode ser adquirido através da Amazon pelo preço de 570 euros.
Energizer Power Max P8100S
A Energizer silenciosamente revelou seu telefone dobrável, o Power Max P8100S, na MWC. A originalidade deste modelo é que ele possui duas telas: uma tela de 6 polegadas com resolução Full HD + por fora e uma tela de 8,1 polegadas com resolução Full HD + por dentro. Isso o torna diferente ou estranho porque seu conceito é muito diferente de outros celulares dobráveis atuais, como o Huawei Mate X, que inclui um único painel de 8 polegadas que se transforma em dois pequenos quando dobrado.
Seu desenho é bastante peculiar e não só por causa deste painel duplo. Devemos destacar também a dobradiça que os separa, que nos lembra muito uma sanfona. Por outro lado, este modelo equipa uma bateria de 10.000 mAh. Mas se esta capacidade o surpreende, ao lado dela foi revelado o Energizer Power Max P18K Pop, também bastante original, com uma bateria de 18.000 mAh e espessura de 30 milímetros. O dispositivo estará à venda em data a definir ao preço de 900 euros.
BlackView Max 1
Embora já existam outros celulares com projetor integrado, o que torna o BlackView Max 1 original ou estranho é que ele conseguiu aprimorar esse conceito para o benefício de muitos interessados. O terminal vem com um pico projetor com tecnologia MEMS e resolução FullHD +, que permite transmitir em boa qualidade o que se vê no celular em uma parede lisa. Para isso, a empresa tem trabalhado muito no brilho. Na verdade, em um ambiente com iluminação adequada, você pode desfrutar de uma experiência comparável à de qualquer TV LCD 4K.
O projetor BlackView Max 1 promete uma projeção de 200 polegadas sem perda de qualidade, mesmo apontando para um teto inclinado. Ele também oferece autofoco rápido em apenas 1 segundo, controle remoto para controlar a projeção à distância ou uma bateria de até 5 horas de projeção de vídeo. Você pode obter este modelo na Espanha pagando 360 euros pela versão com 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.
Nubia Alpha
Finalmente, outro dos raros celulares que conhecemos neste 2019 é o Nubia Alpha. É tão raro que não pode ser considerado quase móvel. Você vai se perguntar por que isso é devido. Especificamente porque tem a forma de um relógio ou pulseira com um painel flexível que envolve o pulso. Seu conceito é tão diferente que não podíamos deixar de incluí-lo em nossa lista. No Nubia Alpha, a tela não circunda o pulso, embora cubra aproximadamente 180º de sua circunferência. Na sua parte central existem duas faces que se destacam mais que o normal. Em um deles está localizada a câmera selfie de 5 megapixels com abertura f / 2.2. Na outra, o sensor de impressão digital. Ele também inclui dois botões em um de seus lados para gerenciar suas diferentes funções.
Basicamente, podemos dizer que é um telefone propriamente dito, pois possui uma versão com eSIM, que permite conectar um SIM virtual para fazer e receber ligações e conectar-se à Internet através de 4G, embora esteja mais próximo de um smartwatch devido ao seu formato e para as funções clássicas do smartwatch: análise de sono, contador de passos, rotinas de exercícios… O Nubia Alpha equipa ainda uma bateria de 500 mAh (com carga rápida), que segundo o fabricante permitirá uma autonomia de 1 ou 2 dias. A previsão é de aterrissar na Europa antes do final do ano a um preço de 550 euros (com eSIM).