Índice:
- Existem números normais e números especiais
- Números 900 e 800, sempre grátis
- 901 números, os custos são compartilhados
- Números 902, cuidado ao ligar do seu celular
- Números 905, 803, 806, 807 e 907
- 11811: um preço proibitivo
Se acabou de receber uma fatura de sua operadora de celular ou fixo em que os números estão disparando, pode ficar tranquilo, pois você não é o único. Talvez você tenha ativado algum serviço extra que realmente não deseja. Ou talvez você tenha feito ligações para números extras de cobrança ou pagamento, que são muito, muito caros para ligar.
E não estamos falando de números para acessar jogos, apostas ou sorteios, não. Você sabia que o número de telefone de contato de uma seguradora ou de um hospital pode implicar em custos extras significativos? Esses números geralmente têm os dígitos 901, 902 ou 905 na frente deles, o que significa que o chamador assume parte ou a totalidade das despesas.
Se somarmos a isso o fato de que em muitas dessas ligações costumamos ficar minutos e mais minutos esperando, não é de se estranhar que as contas acabem engordando tanto que levamos um grande susto no final do mês. Mas você sabe exatamente quais números são pagos? Você tem a menor idéia de quais são os mais caros?
Existem números normais e números especiais
Vamos começar do começo: distingui-los. A primeira coisa que deve saber é que existem números normais: os números fixos e móveis para os quais ligam e que estão incluídos na tarifa que contratou com o seu operador (atenção, deve sempre verificar isto, para que não seja a tarifa escolhida mínimo que não os contempla).
Desta forma, se você tiver chamadas ilimitadas, poderá ligar para todos esses números sem ter que pagar nada a mais. Outra coisa é que você liga para os chamados números especiais. Eles não estão incluídos em nenhuma tarifa, então o que você gasta ligando terá que pagar separadamente.
A única coisa que você pode fazer para se livrar deles é procurar o equivalente a um número normal, pois todos os números especiais devem ter uma alternativa para a qual você possa ligar sem gastar mais.
Números 900 e 800, sempre grátis
Vamos começar com o primeiro: os números 900 e 800. Todos aqueles que começam com esses números são números gratuitos para quem liga. Quem paga é quem recebe, então é uma espécie de ligação a cobrar. Geralmente são números de atendimento ao cliente e são uma boa opção para empresas que desejam oferecer esse benefício aos usuários. Não é de surpreender que seja sempre um tanto chato ter que procurar uma alternativa gratuita.
901 números, os custos são compartilhados
Os números que já começam a engordar nossa conta são 901. Quando ligamos para um desses números, existem dois que pagam: o que faz a ligação e o que a recebe. No entanto, deve-se notar que dentro desta mesma categoria de números, podemos encontrar dois níveis.
O primeiro é o número 901 seguido de 1, 2 ou 3. Neste caso, o valor assumido para a chamada é idêntico para quem liga e para o destinatário. Por outro lado, para os números 901 que seguem o 5, a distribuição do custo da chamada dependerá se a chamada é feita dentro da província, se é para outra província ou se é internacional. Isso significa que os custos podem disparar dependendo do caso. Se for chamada dentro da província, quem recebe a chamada paga mais; enquanto se for entre províncias, quem o faz paga mais.
Números 902, cuidado ao ligar do seu celular
Você pode ter sofrido as consequências de ligar para um número 902 de seu celular em mais de uma ocasião. Então, vamos dizer quais são os custos desses números e por que eles podem fazer a fatura sair do caminho para nós. Ligações para números 902 não disparam se as fizermos de um telefone fixo. Outra coisa é que tentamos de um celular.
Normalmente, esses tipos de números correspondem a serviços de atendimento técnico, portanto, você pode passar alguns minutos ao telefone. E, portanto, comece a pagar contas astronômicas. É preciso ter muita clareza sobre a tarifa que a operadora aplica a você na hora de fazer a ligação, pois somando o estabelecimento, o custo por minuto e o IVA, o custo pode aumentar muito. Na verdade, em algumas empresas, você pode pagar entre 20 e 70 centavos por minuto. Basta multiplicar para ver como pode ser caro ligar para o 902 do seu celular.
Números 905, 803, 806, 807 e 907
Até agora falamos com você sobre números que agregaram custos e geralmente são mais comuns. Não surpreendentemente, são os que mais usamos para entrar em contato com o atendimento ao cliente da empresa, serviços técnicos e muito mais. É por isso que estamos com tanta raiva que somos cobrados em excesso por algo de que precisamos.
Menção especial deve ser feita aos números 905, 803, 806, 807 e 907. O preço dessas ligações pode variar consideravelmente, mas você deve saber que todas elas têm um custo astronômico. A seguir, vamos dizer a você a que cada número corresponde:
- 905. Eles são os serviços clássicos de televotação e chamadas em massa. O número típico para o qual você liga para votar em um reality show ou show de talentos. Dê uma boa olhada no custo, porque você pode pagar um bom pico.
- 803. Ligar aqui vai custar caro. Porque todos os telefones eróticos e serviços de contato estão nesta faixa de numeração.
- 806. Esses são os números para chamar de tarô, competições de televisão e assim por diante. Verifique quanto te cobram cada vez que telefona para aqui, porque se não souber, pode ter um parceiro.
- 807. Eles são serviços profissionais, dedicados à psicologia online, médicos e assim por diante.
- 907. Esses são números de acesso à Internet com tarifa premium, geralmente desativados. Para marcá-los, geralmente é necessário pedir permissão ao provedor de serviços.
11811: um preço proibitivo
Já o avisamos sobre todos os números de tarifa premium existentes, portanto, recomendamos que você leve isso em consideração ao fazer chamadas. Se não pretende pagar a mais, procure sempre a alternativa ao número de pagamento, pois é obrigatório que as empresas e administrações ofereçam uma alternativa.
Mas cuidado, existe algo muito mais caro do que tudo isso. E é para ligar para os números de informações de telefone. Se ligar para o 11811, pode pagar até 3 euros por minuto.