Aparentemente, a coisa é séria. Rumores sobre um possível Facebook Phone ou um celular pertencente à grande Rede Social são cada vez mais comuns. Embora a empresa de Mark Zuckerberg estivesse tentando obter o mínimo de detalhes possível, sabia-se que meia dúzia de ex-engenheiros da Apple estariam trabalhando no ambicioso projeto.
As últimas semanas foram bastante movimentadas para o Facebook, a Rede Social que conta com 900 milhões de usuários ativos. E é que recentemente "" em 18 de maio passado "" se tornou público. No entanto, o entusiasmo durou pouco e os primeiros resultados foram decepcionantes. Mas aqui não está tudo. E é que o Facebook também surpreendeu, durante o último mês de abril, com a compra da famosa rede social fotográfica Instagram pelo valor de 1.000 milhões de dólares.
Aos poucos, o Facebook vai formando um novo ambiente que sugere que o objetivo a ser alcançado é um novo sistema operacional dentro do seu próprio celular. Boatos circulam na Internet desde 2010. Além disso, foi comentado que a HTC poderia mais uma vez se encarregar de lançar o Facebook mobile no mercado, repetindo a aliança como já acontecia nos casos do HTC ChaChaCha ou HTC ChaCha "" em Espanha só se vende o primeiro ". No entanto, a relação só levou à criação de celulares com um botão dedicado que ficava na parte inferior do chassi e que dava acesso direto ao Facebook.
Mas a tudo isso, agora se soma a informação que vazou um dos blogs de tecnologia do The New York Times , onde é enfatizado que Mark Zuckerberg teria contratado ex-funcionários da Apple para trabalhar no projeto. Para ser mais exato, seriam cerca de meia dúzia de engenheiros os responsáveis pelo design e parte do sistema operacional que, hoje, tanto o iPhone quanto o iPad instalam.
Além do mais, um dos engenheiros teria falado com o jornal e comentou que o fundador da Rede Social ficaria muito preocupado. A intenção de entrar no setor de telefonia móvel diretamente com seu próprio terminal viria da preocupação de que o Facebook se tornasse apenas mais uma aplicação móvel.
No entanto, é preciso lembrar que o projeto " Buffy " "" é assim que se conhece o plano de criação do novo celular "" é baseado em um smartphone criado em conjunto com a HTC. Por outro lado, seria formado, principalmente, pelo Android do Google. Mas com uma peculiaridade: como acontece com o Kindle Fire da Amazon "" o primeiro tablet da maior loja online "" a plataforma móvel dos de Mountain View seria modificada; talvez incluíssem atalhos para as integrações e propostas mais recentes do gigante social.
No momento, o sigilo de Mark Zuckerberg e seu está funcionando bem "" deixando de lado os vazamentos que o The New York Times conseguiu "". Além disso, a última coisa que está prevista é que o celular avançado entrará em cena no próximo ano de 2013.