Algo acontece com os fabricantes. O último high-end de qualquer uma das grandes firmas que mantiveram seu perfil técnico virgem até o dia de sua apresentação não é mais lembrado, de modo que os eventos em que uma equipe se mostra oficialmente pela primeira vez acabam sendo uma formalidade que serve para confirmar o que já é conhecido. E o Nokia Lumia 1520 segue o mesmo caminho. Este terminal será muito importante por vários motivos.
Para começar, será o primeiro telefone equipado com Windows Phone 8 a ser registrado na categoria de tabletphones ou phablets, e também será o primeiro da Nokia a fazê-lo. Além disso, fará parte do conjunto de dispositivos com os quais o finlandês vai se despedir de seu papel de fabricante. Ou, pelo menos, como fabricante que assina seus equipamentos. E, além disso, vai estrear a presença de processadores quad-core em telefones equipados com o sistema Redmond.
Por tudo isso, o Nokia Lumia 1520 vem conquistando a curiosidade do setor há semanas. E hoje podemos aprender mais sobre o terminal. Praticamente todos, na verdade. Através do MyNokiaBlog pudemos conhecer todas as peculiaridades do Nokia Lumia 1520, inclusive no que diz respeito a versões destinadas a diferentes operadoras. No entanto, por se tratar de uma informação não oficial, é aconselhável ser prudente para que a empresa dê suporte aos dados.
De qualquer forma, o que fica claro por meio desse vazamento é que o Nokia Lumia 1520 seria um celular com tela FullHD de seis polegadas, o que coloca o Sony Xperia Z Ultra em destaque, terminal mais próximo do o que entenderíamos por um pequeno tablet do que por um smartphone. Ele manteria uma espessura bastante fina com base em seu design e tamanho (8,7 gramas), e a versão que iria para o mercado global marcaria 168 gramas na balança.
A câmera continuaria com a tradição PureView, embora aparentemente não apostasse no Nokia Lumia 925 (8,7 megapixels) ou no Nokia Lumia 1020 (41 megapixels). O Nokia Lumia 1520 vai ter um sensor de 20,7 megapixels, que chamamos novamente para outra equipe Sony, o Xperia Z1, mesmo recorrendo a vários sensores e controladores. No entanto, o telefone não irá capturar 20,7 megapixels efetivos. A qualidade máxima será gravada em 18 megapixels em quadros 4: 3, enquanto um modo secundário permitirá imagens em dupla captura de 16 e cinco megapixels.
A utilidade disso é que as mesmas fotografias que salvamos com a mais alta qualidade também serão armazenadas em tamanho adequado para serem enviadas por e-mail ou courier. E se falamos de PureView, falamos de zoom digital. A maneira como a Nokia conseguiu levar esse recurso a um novo nível rendeu elogios bem merecidos, e no Nokia Lumia 1520 eles serão vistos a uma taxa de 1,8x sem perda de resolução e quatro vezes ao gravar vídeos. em HD720p.
Para realizar todas essas tarefas, e muito mais, o Nokia Lumia 1520 usa um processador excepcional. Estamos falando do Snapdragon 800 da Qualcomm, a unidade mais popular entre os terminais de primeiro nível que atualmente habitam o mercado. A versão que veremos no Nokia Lumia 1520 será, como as outras, com quatro núcleos, embora desenvolvendo uma freqüência de clock de dois GHz. Também instalará dois GB de RAM, oferecendo 32 ou 64 GB de armazenamento, dependendo da edição do Nokia Lumia 1520 que escolhermos. Um dos pontos fortes, se confirmado, estaria no suporte para cartões microSD, algo que no high-end anterior Nokia Lumia era notável por sua ausência.
Por fim, resta dizer que o Nokia Lumia 1520 carregará uma bateria generosa de 3.400 miliamperes, embora a autonomia que seria capaz de desenvolver com esta unidade seja desconhecida. O telefone estará disponível nas versões coloridas em branco, preto e amarelo. Infelizmente, não se sabe quanto teria que ser pago pela versão básica.