Apesar de a empresa chinesa Asus ter apresentado o Asus PadFone X no início deste ano, tivemos que esperar três meses para conhecer oficialmente as especificações técnicas oficiais deste dispositivo. O que torna o Asus PadFone X tão peculiar é que estamos falando de um terminal duplo que consiste em um tablet e um smartphone. Por outro lado, o smartphone pode ser usado normalmente como se fosse um celular de qualquer outro fabricante. Por outro lado, o usuário possui um tablet no qual pode colocar o celular para utilizá-lo em uma tela maior.
Uma vez que as apresentações, vamos dar uma olhada nas especificações técnicas que conhecemos em relação ao Asus PadFone X. Vamos começar falando sobre o smartphone, que afinal é o terminal que o usuário mais usará. É um telefone que incorpora uma tela de cinco polegadas com resolução de 1.080 pixels. Dentro, encontramos um processador Qualcomm Snapdragon 800 de quatro núcleos operando a uma velocidade de clock de 2,3 GHz na memória RAM da empresa com 2 gigabytescapacidade. A capacidade de armazenamento interno é de 16 GigaBytes expansível por meio de um cartão de memória microSD externo. O sistema operacional instalado como padrão é o Android em sua versão mais recente do Android 4.4.2 KitKat.
No aspecto multimídia temos duas câmeras: uma câmara principal incorporando um sensor de 13 megapixels e uma câmera frontal -destinada principalmente aos videollamadas- incorporando um sensor de dois megapixels. Todas essas especificações são possíveis graças a uma bateria de 2.300 miliamperes que pode ser recarregada incorporando o telefone ao tablet.
E agora vamos ao tablet. O dispositivo "principal", o Asus PadFone X, chama-se PadFone Station, e sua tela tem um tamanho de nove polegadas com resolução de 1.920 x 1.200 pixels. Temos também uma bateria com capacidade de 4.990 miliamperes que serve não só para alimentar a tela, mas também para recarregar a bateria do telefone. O tablet não incorpora nenhuma especificação adicional, uma vez que funciona inteiramente graças ao telemóvel, pelo que até o inserirmos no seu respectivo suporte não podemos fazer uso deste dispositivo maior.
As informações que tratamos nos permitem saber que o Asus PadFone X tem seu lançamento confirmado para os Estados Unidos e, em princípio, deve chegar ao mercado antes do final do segundo trimestre deste ano. A grande incógnita reside no território europeu, já que neste momento não existem dados oficiais que confirmem ou neguem a possibilidade de este terminal acabar pousando nas nossas lojas.
