Já há dicas sobre o que veremos no Android 4.2 "", cujo sobrenome varia entre Key Lime Pie e Kandy Kane. Segundo o Android Police, já existe uma versão Alpha nas mãos dos desenvolvedores, edição que também está funcionando em um dos candidatos a ser um dos possíveis Nexus móveis "" em particular, o modelo que vem sendo atribuído ao sul-coreano LG. Neste dispositivo foi notada a função Quick Settings, uma evolução atribuída à barra de notificação que, aparentemente, daria acesso a novas funcionalidades.
As Quick Settings, que em teoria ainda não estariam totalmente desenvolvidas, seriam ativadas duplicando o comando com o qual atualmente exibimos a cortina de notificação. Ou seja, depois de deslizar para baixo a referida barra, teríamos que repetir o gesto, para que abríssemos uma nova janela descendente. Outros critérios de configuração seriam incluídos nele, embora no momento não esteja claro quais seriam integrados aqui. Em qualquer caso, a solução que o Google proporia com esta nova função de configuração rápida é estranha.
E é que a implantação de duas cortinas a partir da margem superior da tela poderia ser, a princípio, uma forma um tanto confusa de acesso aos dados e configuração. Suponha, por exemplo, que uma vez que a segunda barra seja estendida, novas notificações sejam recebidas. Nesse caso, pode-se questionar se a seção tradicional poderia ser exibida novamente como de costume ou se o menu de configuração rápida teria algum tipo de comando para voltar. Nesse sentido, o vídeo que eles filtram do referido site não oferece muitas respostas, então você terá que ser paciente até que mais dados estejam disponíveis.
Em junho passado foi lançado o Android 4.1 Jelly Bean para tablets e smartphones , embora a divulgação desta versão do sistema não esteja sendo particularmente ágil em computadores compatíveis. O Samsung Galaxy S3, por exemplo, ainda não recebeu a atualização na íntegra, e apenas os equipamentos da série Nexus, assim como o Motorola Xoom, foram capazes de atualizar em todas as suas versões.
O Samsung Galaxy Note 2 é o único aparelho que já está à venda com esta edição no modo nativo, algo que também veríamos no Samsung Galaxy S3 Mini, cujo lançamento está previsto para ocorrer em novembro. Durante a presente segunda quinzena de outubro, a disponibilidade do Jelly Bean no HTC One X também deve ser notificada.
O fato é que a penetração do Android 4.1 ainda é muito anedótica no parque de equipamentos compatíveis, e mesmo assim já há indícios da chegada iminente do Android 4.2. Especificamente, diz-se que coincidindo com o aniversário da apresentação do Android 4.0 Ice Cream Sandwich e do Samsung Galaxy Nexus, os de Mountain View poderão revelar novidades em ambas as famílias. E não é só isso: a possibilidade de que pela primeira vez vários modelos fabricados por diferentes empresas sejam descobertos ”” LG, Samsung, HTC ou Sony ”” também lança sua sombra sobre o futuro da gama Nexus.
