Índice:
É bem sabido que a maioria das empresas de telefonia móvel fabrica diferentes componentes para seus celulares, dependendo do mercado ao qual se destina. Um exemplo disso é o Samsung Galaxy S9, terminal que possui duas versões: o modelo americano e o modelo internacional. Há pouco menos de um mês a empresa apresentou o Exynos 9820, o coração do Samsung Galaxy S10 em sua variante para Europa e Espanha. Desta vez, é o processador da variante americana que vazou por meio do conhecido usuário do Twitter Roland Quandt. Referimo-nos ao Snapdragon 855.
Snapdragon 855: 7 nanômetros e três arquiteturas diferentes
O Snapdragon 855 será o principal componente de boa parte dos celulares de última geração em 2019. Embora a única coisa que se soubesse até agora disso fosse seu nome, esta manhã todas as suas características foram completamente filtradas.
Em suma, o processador Qualcomm será um processador construído de 7 nanômetros com três arquiteturas diferentes rodando a 1,78 GHz, 2,42 GHz e 2,84 GHz. Junto com estes, a GPU Adreno 640 e uma NPU física destinada ao processamento de Inteligência Artificial. Além disso, serão integrados dois modems X24 e X50 compatíveis com redes 5G e 4G + que ajudarão a melhorar a velocidade de conexão tanto em WiFi quanto em dados móveis.
Como todos esses dados se traduzem na vida real? Embora benchmarks e testes de desempenho para o Snapdragon 855 ainda não tenham sido revelados, espera-se que ele tenha um desempenho significativamente melhor do que o Snapdragon 845 anterior e próximo ao A12 Bionic da Apple. Essa melhoria de energia também é transferida ao executar jogos e processos que requerem Inteligência Artificial, integrando um NPU físico e um GPU aprimorado.
Em termos de autonomia, a unidade Qualcomm passou a ter 7 nanômetros. Esta é uma melhoria em relação aos 845 de 42%, que se traduzirá em uma melhor gestão dos recursos do sistema e, claro, da bateria. De resto, não sabemos mais dados sobre o próximo da empresa norte-americana. A única coisa que podemos fazer é esperar para ver os primeiros testes de desempenho para ver como o processador do Samsung Galaxy S10 e o resto dos modelos topo de linha se comportarão.
