Fonyou, operadora móvel virtual que funciona sem um cartão SIM
A concorrência no domínio dos operadores de serviços móveis é cada vez mais visível. Um dos últimos a entrar na onda foi o fonYou, um MVNO cujo atrativo é a possibilidade de fornecer ao usuário um número de telefone de identificação que não requer um cartão SIM. Isto fica mais bem explicado se lhe dissermos que o serviço fonYou é prestado na linha, ou linhas, que queremos associar à nossa conta fonYou, visto que o serviço funciona como um complemento que nos permite associar os serviços.
A utilidade do serviço fonYou, que por si só é gratuito, visa principalmente aproveitar as taxas de desconto que outras operadoras oferecem entre suas ofertas. Vamos ver. Através da web de fonYou podemos pedir para um número, que pode ser associado a um máximo de três linhas (fixas ou móveis). O número fonYou que adquirirmos será aquele para o qual ligaremos sempre que quisermos que o destinatário de nossa chamada nos identifique. Em outras palavras: fonYou filtrará nossa linha usual com outro número.
A utilidade do fonYou, vista assim, é dupla. Por um lado, permite-nos poder alargar algumas das condições das nossas ofertas como clientes da operadora que nos serve e, por outro, ajudar-nos-á a dar a nossa linha principal de forma menos feliz sempre que necessitamos de nos identificar.
Em relação ao primeiro, vamos dar um exemplo. Suponha que contratemos com nossa operadora usual um número favorito com o qual nossas chamadas são mais baratas e até gratuitas. Se selecionarmos nosso número fonYou como a linha favorita, todas as chamadas filtradas aproveitarão a tarifa especial.
Mas isso não é tudo, já que, além disso, as chamadas para números filtrados através do fonVocê também pode pular o custo da conexão (o estabelecimento de chamada feliz de quase 19 centavos). Para isso, ao encerrarmos uma chamada feita através do número fonYou, ao invés de desligar com a tecla correspondente, bastaria pressionar o botão "asterisco" e discar a nova chamada. Para fins práticos, continuaríamos na mesma chamada e a próxima conexão não cobraria pela configuração da chamada.
Para mensagens de texto, o processo soará familiar para aqueles que usaram a função de e-mail alguns anos atrás via SMS. Seja quem for o destinatário da mensagem, enviaremos o nosso SMS para o nosso número fonYou, e no texto, escreveríamos a seguinte estrutura: número do destinatário, espaço e texto máximo de 140 caracteres. Mais uma vez, as promoções que associamos ao nosso envio de SMS podem estar associadas ao número fonYou.
No caso de receber chamadas, teríamos apenas que nos preocupar em dar o número fonYou a quem nos interessar. Durante o processo de registro do serviço teremos configurado até três linhas, das quais poderíamos definir um favorito que receberia chamadas por padrão. As chamadas fonYou também podem ser feitas e recebidas do computador, onde podemos gerenciar nossa conta de usuário.
Não é apenas o computador que podemos fazer isso. A empresa tem na App Store da Apple um aplicativo para iPhone a partir do qual você pode gerenciar a todo o conteúdo da conta fonYou (contando alta usuário) e beneficiar de todos os serviços de este particular operador virtual.
No caso de celulares Android, o aplicativo analógico para centralizar as funções do fonYou é chamado de Phonecard Express. Para efeitos práticos, gere os dados do utilizador e o mesmo serviço da aplicação nativa fonYou para iPhone, só que no caso do utilitário Android, não foi desenvolvido pela mesma empresa. A partir deste link, você pode configurar o aplicativo para usá-lo.