Com a chegada da atualização do iOS 5.0.1 para dispositivos Apple, além de tentar consertar o consumo excessivo da bateria, os de Cupertino também adicionaram gestos multitoque na primeira geração do iPad. Porém, uma vez que o equipamento seja atualizado, o usuário deve saber que deve ativar os gestos naturais para que tenham efeito.
Para fazer isso, você deve ir para a tela "Configurações". Uma vez dentro, a seção "Geral" é selecionada e ao rolar ou deslizar a tela para baixo, o consumidor poderá ver uma opção chamada: Gestos para multitarefa. Esta seção deve ser ativada para que os gestos com mais de um dedo na tela tenham efeito. Mas que gestos podemos fazer na tela?
Em primeiro lugar, com a ativação desta função multitoque, o usuário verá uma redução no uso do botão inicial físico. Por exemplo, para voltar ao menu principal onde estão todos os ícones com atalhos para os diferentes aplicativos instalados, o usuário só terá que colocar quatro ou cinco dedos na tela - e nada menos - e fazer o típico gesto de pinça, mas ao mesmo tempo. inverter. Ou seja, junte os quatro ou cinco dedos de fora para dentro. Desta forma, a tela irá “encolher” e você retornará ao menu principal. É um gesto muito semelhante ao que se pode fazer ao amassar uma folha de papel. Assim, não será mais necessário apertar o botão "home".
Por outro lado, também podemos ir de um aplicativo para outro sem ter que pressionar o botão do menu principal duas vezes seguidas no iPad. Com gestos naturais, será muito simples. Ou seja, como se fosse a leitura de um livro ou de um roteiro, o usuário só precisa virar a página. Sim, tão fácil. Eles colocam quatro ou cinco de dois de volta na tela e deslizam a imagem da esquerda para a direita. Assim, os aplicativos abertos passarão um a um na frente do usuário.
Finalmente, para ver a barra multitarefa, o usuário precisava pressionar duas vezes seguidas no pequeno botão físico. Desta forma, na tela do iPad apareceu uma pequena barra no quadro inferior do tablet da Apple onde você podia ver os diversos aplicativos que estão funcionando e que não foram totalmente fechados. Agora vai ser simples. Com quatro ou cinco dedos -de novo-, eles deslizam de baixo para cima e aparecerá a pequena barra de onde podemos pular dos aplicativos ou, segurando um dos ícones, veremos como começam a se mover e, simultaneamente, uma pequena lâmina de cor vermelha para poder fechar, um a um, os aplicativos que não são mais necessários.
