A "novela" vivida com o Apple Maps ainda não chegou ao fim. Depois das desculpas de Tim Cook em público, e de comentar que atualmente era melhor usar os serviços de mapeamento de outras empresas como Google ou Nokia, agora existe a possibilidade de que o Google Maps volte para as equipes de Cupertino. E tudo isso através de um aplicativo que está publicado na loja online da Apple.
Como o jornal The Guardian descobriu, o Google estaria trabalhando em um aplicativo do Google Maps para poder enviar a "loja de aplicativos da Apple" para a App Store antes do final do ano. E é que os problemas com o aplicativo iOS Maps ainda são evidentes no uso diário dos clientes. Todo o problema se deve ao fato de que a Apple queria mais independência e, dessa forma, excluir a cartografia do Google de seus serviços e propor sua própria solução. No entanto, o banco de dados do aplicativo que pode ser visto desde o lançamento do iOS 6, é muito mais pobre do que o oferecido por Mountain View.
O Google está trabalhando em um aplicativo a ser baixado para todos os computadores Apple que foram capazes de atualizar para a versão mais recente; os proprietários do iPad original ficaram sem ele. Mas, de acordo com um vazamento interno do gigante da Internet, a própria empresa de Internet não tem muita esperança de que a Apple decida aprovar o aplicativo.
No entanto, a saída de Scott Forstall da empresa supostamente tornaria as coisas mais fáceis. E é que o ex-executivo da Apple ficou encarregado de desenvolver o novo aplicativo e sabia de antemão que o mapeamento não estava pronto para o lançamento. Depois do que aconteceu, e das desculpas públicas de Tim Cook, foi o gatilho para que o chefe da Apple deixasse a empresa.
Por outro lado, mesmo sem Scott Forstall estar presente no novo processo, as fontes também alertam que a Apple continua trabalhando para melhorar seu aplicativo com pequenas melhorias, aparentemente na última atualização sob o nome de iOS 6.0.1, onde teria estado incluindo um novo banco de dados de cafeterias para mostrar nos mapas. Recorde-se que desapareceram as informações relativas a determinados serviços de transporte público; alguns locais foram deslocados quilômetros de onde deveriam estar ou pontos de interesse que também não foram mostrados na tela.
Por outro lado, algumas semanas atrás algumas imagens vazaram do aplicativo Google Maps em que o Google trabalha para as equipes da Apple. Ainda estava em fase de testes ”” fase alfa ””, mas isso corrobora as intenções do gigante da Internet de voltar a estar presente na plataforma móvel da Apple. Entre algumas das melhorias que foram discutidas está que o aplicativo seria totalmente compatível com o novo tamanho de tela do iPhone 5 que atinge uma diagonal de quatro polegadas. Além disso, sua operação seria mais rápida. No entanto, em dezembro próximo "", quando o lançamento do aplicativo Google Maps é esperado "", a decisão final de Cupertino será conhecida.