A empresa americana Google está determinada a melhorar a experiência na web dos usuários de celulares e tablets. Depois de lançar uma ferramenta de comparação de celulares, e depois de dar especial importância à adaptação de páginas da web para o formato móvel, descobriu-se que o Google está trabalhando em um alerta para diferenciar páginas que podem demorar para carregar de um dispositivo móvel. Este alerta nada mais é do que uma mensagem de aviso nos resultados da pesquisa, aparentemente seu objetivo é alertar os usuários sobre tempos de carregamento excessivos que podem ser encontrados em páginas da web mais lentas.
Este alerta aparece nos resultados da pesquisa da versão mobile do Google, e no momento em que um resultado possa supor um tempo de carregamento excessivo, o usuário verá um aviso com a mensagem " Carregamento lento ". Como eles descobriram no TheAndroidSoul.com, no momento parece que essa novidade está em fase de testes nos Estados Unidos, mas deve ser apenas uma questão de tempo antes que se estenda também para o resto do mundo. Na captura de tela anexada como exemplo dessa novidade, podemos ver que, ao realizar uma pesquisa com a palavra-chave " trailer do mundo jurássico ", o Google cataloga os resultados do youtube.com com o aviso de que a página pode demorar mais do que o normal para carregar.
Os alertas de load time do Google serão adaptados à conexão de dados que o usuário tiver em todos os momentos, o que pode acabar sendo interessante para evitar longos tempos de espera na abertura de links cujo conteúdo é muito pesado para Nossa taxa.
E, como ficou claro com a apresentação da atualização do Android M, uma das prioridades do Google reside em melhorar a experiência dos usuários que navegam na rede por meio de taxas de dados. Por exemplo, os aplicativos Google Chrome e Google Maps receberão uma atualização que permitirá operar mesmo sem conexão de dados e, no caso específico do Chrome, os usuários terão a possibilidade de baixar páginas para consultá-las posteriormente sem a necessidade de uma ativa. ligação à Internet.
Enquanto isso, a única coisa que resta aos usuários é tentar reduzir o consumo de dados o máximo possível até que essas notícias comecem a se tornar realidade. Salvar dados em um celular Android não é particularmente complicado e requer apenas alguma atenção para monitorar o uso que fazemos de nossa taxa. Até que tarifas como a do Sinfín de Yoigo (com 20 GigaBytes de dados por 29 euros mensais) não sejam popularizadas entre as restantes operadoras, não temos escolha senão continuar a estar atentos ao consumo de dados do nosso telemóvel.
