Quase em paralelo com a estreia do serviço de pagamento do Google (conhecido como Google Wallet, que usa o chip NFC equipado no Google Nexus S), a gigante de Mountain View já se tornou anã. Acontece que poucas horas depois que o Google lançou este novo serviço, a empresa eBay, responsável pelo PayPal, entrou com uma queixa nos tribunais da Califórnia, na qual acusa a empresa do mecanismo de busca, direta e abertamente, de ter roubado segredos comerciais.
A ação, aliás, não se concentra apenas no Google, mas também em dois dos responsáveis pelo Google Wallet, Osama Bedier e Stephanie Tilenius, que, além disso, acontece que anteriormente trabalharam para o eBay. E mais: eram diretores justamente do PayPal. A novela está servida.
De acordo com a cronologia proposta pelo eBay na sua denúncia, os acusados teriam se aproveitado da sua posição dominante, tendo negociado com o Google uma posição na empresa (no caso de Bedier, que assinaram o Tilenius depois de se juntar às fileiras da empresa mountain View) e colocar em prática algumas das informações disponíveis a eles para o tempo gasto em eBay (após quase nove anos de experiência na empresa).
Mas a história não para por aí. O PayPal foi antecipado como um dos candidatos a chamar a atenção do Google como uma plataforma de pagamento segura que poderia ser usada com os sistemas NFC que acabaram sendo lançados como Google Wallet.
Por três anos, o Google trabalhou em estreita colaboração com a divisão de pagamentos do eBay para desenvolver um sistema adequado às suas aspirações. E precisamente Osama Bedier foi uma das peças-chave nesse contexto, algo que, segundo a demanda sem hesitação, parece ser um dos principais indícios da possível causa.
Outras notícias sobre… Android, Google, NFC