Se há uma coisa que muitos usuários perderam nos carros-chefe da Huawei, foi a capacidade de gravar vídeo 4K a 60 fps. Infelizmente, os processadores Kirin 970 e Kirin 980 não suportam essa possibilidade. O fabricante explicou na altura que não viu sentido integrar este modo de gravação, pois é mais o espaço extra que é necessário para guardar os vídeos do que o aumento da qualidade.
No entanto, isso vai mudar em breve com seu próximo SoC Kirin 990. A empresa confirmou que será compatível com gravação de vídeo 4K a 60 fps, então a qualidade será muito melhor ao fazer nossas criações. Este processador vai estrear no novo Huawei Mate 30, um terminal que pode ser anunciado no dia 19 de setembro na Europa, segundo os últimos rumores. Este chip também estará presente no Huawei Mate X e na série Huawei P40 no próximo ano.
O Huawei Mate 30 cairia de mãos dadas com uma versão Pro e uma versão Lite, que poderiam ser regidas pelo sistema Harmony OS da empresa. Pelo que se sabe segundo rumores, além de incluir o Kirin 990 para competir com o Exynos 9825 da Samsung e o Snapdragon 855+ da Qualcomm, o Mate 30 poderia ter um painel de 6,5 polegadas e resolução de 1.080 x 2.340 pixels.. A equipe teria quatro câmeras principais (24 + 16 + 8 + 5 megapixels), além de uma câmera frontal de 24 megapixels para selfies.
Outros recursos rumores incluem armazenamento de 128 GB com expansão de cartão NM ou bateria de 4.300 mAh. Claro, o Mate 30 seria regido pelo Android 9. Como dizemos, tudo indica que apenas o modelo Lite abrigaria o sistema operacional da própria empresa. Se os boatos forem verdadeiros, faltaria apenas um mês para conhecer os novos membros da família Mate. Estaremos muito ansiosos para fornecer novos dados com todas as informações.