Foi no dia 26 de outubro que profissionais e amadores voltaram suas atenções para Londres. Foi então que a finlandesa Nokia revelou sua nova família de smartphones, o Nokia Lumia, equipado com Windows Phone. Mas não só isso. Além disso, havia espaço para outra faixa que estreou no Nokia World 2011. Eram os Nokia Asha, uma linha que, embora originalmente destinada a países emergentes, conseguiu ganhar espaço no mercado ocidental recorrendo a uma política de preços muito interessante. Assim, o equipamento com maior custo ronda os 100 euros, estando os equipamentos colocados perto dos 50 euros. E isso, cuidado, em formato livre.
Outro ponto a favor dessa ampla gama está na margem de seleção que cada um dos aparelhos dá de si. Atualmente, são doze equipes que compõem esta família, dez das quais estão disponíveis em nosso país. De todos eles, três estão focados em oferecer uma experiência 100% tátil, onde toda a tela capitaliza em primeiro lugar toda a atenção. Eles são o Nokia Asha 305, Nokia Asha 306 e Nokia Asha 311. Os usuários que são devotos fervorosos de aplicativos de mensagens encontrarão telefones nesta faixa que vêm com um teclado frontal completo "" tipo QWERTY, como o BlackBerry"" Alguns aliados interessantes. Nesse sentido, sua escolha poderia ser entre o Nokia Asha 200, Nokia Asha 201 ou Nokia Asha 302.
Não há dúvida de que haverá quem não queira que o seu telemóvel seja um canivete suíço da era digital, procurando no telemóvel que transporta um mero instrumento para fazer e receber chamadas, bem como SMS, tendo a opção de fazer o ímpar. lição de casa adicional. Resumindo: um telemóvel para toda a vida com as garantias da última geração. Assim, as opções dos utilizadores que se interessam por um dispositivo desta família de terminais podem tentar a sorte com o mais barato da gama, o Nokia Asha 202, Nokia Asha 203 ou Nokia Asha 300.
Mas não apenas por essas características gerais, o Nokia Asha pode ser diferenciado um do outro. Também podemos apontar a possibilidade de transportar duas linhas telefônicas instaladas simultaneamente através do sistema dual SIM, presente no Nokia Asha 200 e no Nokia Asha 305. E não só isso. Além disso, já dissemos que alguns desses dispositivos têm sua tela sensível ao toque que se estende por quase toda a frente. No entanto, também temos a possibilidade de escolher um telefone híbrido, ou seja, que combine painel táctil com a presença de um teclado físico. Esta opção estaria ao nosso alcance no Nokia Asha 200, Nokia Asha 202, Nokia Asha 203, Nokia Asha 300 e Nokia Asha 303.
Existem dois outros dispositivos nesta família, o Nokia Asha 308 e o Nokia Asha 309, que são dispositivos listados na grande seção de tela de toque sem teclado, que se distinguem pela presença no 308 de um slot dual SIM que notável por sua ausência em 309. De momento estes telemóveis não se encontram disponíveis, embora se espere que neste último segmento do ano cheguem às lojas por preços na ordem dos cem euros.