Muitos dos esforços dos fabricantes no mercado de telefonia móvel consistem em melhorar a vida útil da bateria de seus celulares. Isso geralmente melhora o resultado tanto no aumento da capacidade da própria bateria quanto na otimização do sistema operacional. No caso da empresa americana Apple, é difícil falar em capacidades de bateria pelo simples motivo de os de Cupertino não fornecerem essa informação nas fichas técnicas de seus celulares, mas o que podemos analisar é… como tem progredido a autonomia do iPhone da Apple desde o lançamento do primeiro iPhone em 2007 ?
O primeiro iPhone foi apresentado em 2007, e embora hoje seja difícil descobrir a capacidade da bateria que este telemóvel incorporava, os números oficiais de autonomia revelam que este smartphone atingia até 250 horas em repouso, até oito horas em conversa e até 24 horas durante a reprodução de música. Tudo em um smartphone que incorpora uma tela de 3,5 polegadas com resolução de 480 x 320 pixels.
Pulamos para 2008 e encontramos o lançamento do iPhone 3G. Este terminal é também fornecido com uma tela de 3,5 polegadas cuja resolução foi fixado em 480 x 320 pixels, mas ofereceu nova, tanto quanto gama está em causa: chegar até a 300 horas em repouso, até que horas dez falar tempo e até para 24 horas para tocando música. O lançamento do próximo celular da Apple, o iPhone 3GS, ocorreu em 2009. Este lançamento foi acompanhado por uma autonomia de até 300 horas em repouso,até 12 horas em conversa 2G / até cinco horas em conversa 3G e até 30 horas durante a reprodução de música. Em princípio, os números da autonomia melhoraram ano após ano.
Mas 2010 chegou e com ele veio o lançamento do iPhone 4. Este telefone inteligente ainda manteve a 3,5 - polegadas tamanho da tela, mas incorporou uma nova resolução: em vez de oferecer 480 x 320 pixels, atingindo até 960 x 640 pixels. Esta melhoria foi um ligeiro obstáculo ao crescimento da autonomia, e os números deste telemóvel o demonstram: até 300 horas em repouso, entre 7 e 14 horas em conversação e até 40 horas durante a reprodução de música. A autonomia continuou a melhorar, mas em um ritmo cada vez mais lento.
Fomos ao ano de 2011, e a chegada do iPhone 4S não só significou um abrandamento na melhoria da autonomia, mas até fez com que os números de autonomia diminuíssem em relação aos antecessores deste telemóvel - algo lógico se levarmos em consideração que passamos um processador mononuclear de dual - core -. Até 200 horas em standby, entre 8 e 14 horas em conversação e até 40 horas enquanto reproduz música. E, neste caso, também podemos começar a falar das capacidades das baterias: 1.432 mAh.
Estamos cada vez mais perto de alcançar a história mais recente da Apple, embora paremos em 2012. Ele apresenta o iPhone 5 e seus novos recursos eram evidentes: a tela ficou em ter um tamanho de quatro polegadas, e isso trouxe uma resolução estabeleceu os 1.136 x 640 pixels. A capacidade da bateria atingiu 1.440 mAh, e os números de autonomia revelaram que este telemóvel oferecia até 225 horas em standby, até oito horas em conversação e até 40 horas em reprodução de música. Neste caso, Apple ele colocou as baterias - nunca melhor dizendo -.
Entramos totalmente no ano de 2013. O ano do iPhone 5S (sem menosprezar o iPhone 5C, também lançado no mesmo ano), um smartphone que incorporou uma tela de quatro polegadas com resolução de 1.136 x 640 pixels. Com seus 1.560 mAh de capacidade de bateria, a autonomia alcançada por este terminal foi de até 250 horas em standby, até dez horas em conversação e até 40 horas durante a reprodução de música (valores idênticos no caso do iPhone 5C).
E 2014 chega. Estamos testemunhando o lançamento simultâneo de dois smartphones da linha iPhone: o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. Sete anos se passaram desde o lançamento do primeiro iPhone, que lembramos oferece uma autonomia em standby de até 250 horas… curiosamente, com sua bateria de 1.810 mAh, o iPhone 6 atinge uma autonomia de até 250 horas em repouso (além de até 14 horas em conversa e até 50 horas durante a reprodução de música) Claro, nós estão falando de um smartphone que não tem nada a ver com o primeiro iPhone: tela de 4,7 polegadas, resolução de 1.334 x 750 pixels, a câmera principal de oito megapixels, 1 gigabyte de RAM e até a 128 gigabytes de memória interna. O iPhone 6, com tela de 5,5 polegadas com 1.920 x 1.080 pixels e bateria de 2915 mAh, chega -se a 384 horas em repouso, até a 24 horas de conversação tempo e até para 80 horas durante a reprodução de música.
A conclusão que podemos tirar dessa curta jornada pela história do iPhone da Apple muda radicalmente dependendo do ponto de vista que usamos. Por um lado, podemos ousar pensar que a Apple não foi capaz de melhorar a autonomia de seu iPhone em repouso em mais de sete anos de desenvolvimento; Por outro lado, também podemos ousar pensar que a Apple foi capaz de manter a mesma autonomia em repouso, introduzindo sete anos de melhorias na tecnologia. Os números que compilamos, no entanto, não têm outra interpretação possível.
Segunda imagem postada originalmente por technobuffalo, última imagem postada por huffingtonpost .
