Índice:
Ou um de dois: ou as empresas investiram no aumento da autonomia das baterias móveis ou optaram por aprimorar a tecnologia de carregamento rápido. Os últimos movimentos de firmas como Xiaomi primeiro e, agora, Samsung, revelam que o segundo caminho está escolhido. No final de março passado, Xiaomi, Wang Xiang, confirmava uma notícia a esse respeito: uma nova tecnologia na qual estavam envolvidos, uma carga rápida que chegaria a 100 W e carregaria o terminal em pouco mais de um quarto de hora (ou 20% em apenas três minutos).
Samsung quer que você carregue seu celular mais rápido
Agora é a Samsung coreana que tem como objetivo a tecnologia 100 W ao anunciar o lançamento de dois novos controladores USB Tipo C que suportariam cargas de até 100 W de potência. O atual carregamento rápido do Samsung Galaxy S10 permanece em 25 W o que significaria um grande aumento na velocidade de carregamento. A marca coreana afirma que esses dois novos controladores (que terão os nomes SE8A e MM101 PD) poderão ser usados em uma ampla gama de produtos diferentes, como smartphones, tablets ou smart TVs. A produção em massa do modelo SE8A já começou e o MM101 está em fase de demonstração para compradores em potencial.
O controlador SE8A é o primeiro DP a combinar um elemento seguro com um controlador de energia, tudo em um único chip. Isso aumentará os níveis de segurança do equipamento, possibilitando o armazenamento de chaves de segurança e a criptografia e decodificação de dados confidenciais no mesmo dispositivo. Por sua vez, o controlador MM101 suporta um algoritmo de criptografia simétrica em relação à autenticação de produtos legítimos. Entre as medidas de segurança aplicadas ao MM101 encontramos um detector de umidade para garantir ambientes de carregamento mais seguros.
Ambos os controladores terão proteção contra picos de energia, além de atender às mais recentes especificações de carregamento rápido USB-PD 3, para assim oferecer uma carga mais otimizada, sempre entregando a quantidade certa de energia ao dispositivo. Eles também possuem Flash embutido (tecnologia eFlash), permitindo que os fabricantes atualizem seu software para atender às especificações mais recentes sem ter que modificar o equipamento.