A taiwanesa HTC pretende continuar a trabalhar lado a lado com a empresa de Mark Zuckerberg (Facebook). Pelos rumores mais recentes, as duas empresas já estariam trabalhando no lançamento no mercado —antes do final deste ano de 2012— de um novo celular baseado em Android com acesso direto à grande rede social.
A colaboração da HTC com o Facebook não é nova. Já existem no mercado celulares que possuem um botão no design que dá acesso direto à rede social para poder acompanhar eventos de amigos ou fazer upload de comentários e fotos de forma fácil e rápida. Referimo-nos a terminais como HTC ChaChaCha ou HTC ChaCha - este último não é vendido em Espanha.
Porém, nesta nova colaboração - conforme relatado pelo meio DigiTimes - seria algo diferente do que foi visto até agora. As intenções do Facebook - talvez mais como Zuckerberg - é a capacidade de competir diretamente com o Google e sua linha Nexus. Ou seja, ao contrário do que aconteceu com o HTC ChaChaCha ou o HTC ChaCha, membros do catálogo de terminais do fabricante taiwanês, neste caso seria o primeiro terminal para Facebook ou Facebook Phone, no mais puro estilo Google Phone . Conforme indicado, o terminal pode ficar pronto até o último trimestre do ano.
O Facebook poderia ter como alvo a Samsung. No entanto, convém lembrar que já colaborou desde a segunda geração de celulares Google Nexus (o Nexus S), sendo o Samsung Galaxy Nexus o mais recente e poderoso do pequeno catálogo de Mountain View. Por outro lado, o Google começou a vendê-lo diretamente de sua loja Google Play. Embora esse movimento - como teste-piloto - esteja disponível apenas nos Estados Unidos, conforme anuncia Andy Rubin no blog oficial da própria empresa.
Por outro lado, os rumores que surgiram da publicação asiática também sugerem que as duas empresas continuarão apostando na plataforma móvel do Google: Android. Embora não tenha sido comentado qual seria a versão. O que foi mencionado é que o terminal integraria todas as funções da rede social e com acesso direto do próprio teclado, físico ou virtual.
No entanto, os comentários que Mark Zuckerberg fez quando os telefones HTC foram apresentados não devem ser deixados de fora. Ele comentou que a intenção da empresa não era fechar em uma única plataforma e que preferia estar disponível em todos os modelos existentes; quer dizer, universalmente. Por isso, a líder da maior rede social do momento - tem 900 milhões de usuários ativos - não queria lançar nenhum Facebook Phone (telefone do Facebook em inglês) ao mercado.
Nem a HTC nem o Facebook comentaram o assunto. Além disso, lembre-se de que o DigiTimes é uma grande fonte de boatos e nem todos levam ao sucesso. Portanto, as informações vazadas devem ser vistas com cautela.