Esses dias falamos com vocês sobre o Samsung Galaxy Grand, o primeiro celular que veríamos no mercado para telefones com uma tela de grande formato que faz parte da gama média. Pode ser o único por um tempo que se movimenta livremente entre os dois segmentos, embora não haja dúvidas de que a categoria de tablet - fones ou phablets , inaugurada com o Samsung Galaxy Note, será alimentada por não poucos representantes da concorrência. Nesse sentido, a chinesa Huawei, uma das fabricantes que mais cresceu durante este 2012 que se fecha em poucos dias, vai se inscrever com o Huawei Ascend D2.
Foi por meio do Unwired View que aprendemos com essa equipe. A Huawei Ascend D2 é apresentada através da web citado como um dispositivo que aposta por um cinco - polegadas tela com resolução FullHD, ou seja, 1.920 x 1.080 pixels. Mas não é isso. Um aparelho nesta categoria não se destaca apenas pelo painel, mas também pela força de seu desempenho técnico. E, nesse sentido, o Huawei Ascend D2 mantém o pulso em que também participarão Sony, HTC ou a própria Samsung.
Assim, descobrimos que este Huawei Ascend D2 carregaria um processador quad-core capaz de desenvolver uma frequência de clock de 1,5 GHz. Uma das grandes atrações está precisamente aqui. E é que a competitividade da Huawei reside em grande parte no fato de ser fabricante de componentes. Na verdade, o chip que instala o Huawei Ascend D2, como nos casos anteriores vistos este ano que enxameiam o mercado, é de produção própria, o que lhe permite controlar a integração com outros aspectos técnicos do terminal, ao mesmo tempo que deposita maior controle na margem de custo assumida pela empresa. Isso, por fim, se traduz em preços mais ajustados a todos os bolsos.
Outro ponto interessante do Huawei Ascend D2 está em sua câmera. O que encontramos é uma unidade capaz de capturar imagens até a qualidade megapixel treze e vídeos atirar FullHD. Quanto ao sistema operacional que iria levar equipamentos de série, seria Android 4.1 Jelly Bean. Não há dados sobre a sua possível inclusão na lista de terminais que seriam atualizados para o Android 4.2, embora, dadas as suas características, pudesse ser quase certo. A julgar pela imagem que vazou, parece que o design vai apostar na finura, e parece praticamente certo que sua espessura ficará abaixo do dez milímetros.
Infelizmente, não há muito mais informações sobre o Huawei Ascend D2, um celular que, como já foi mencionado, terá que competir com uma série de aparelhos projetados para atrair a atenção dos usuários utilizando os mesmos argumentos que vinham sendo utilizados até agora o Samsung Galaxy Note. A partir de janeiro próximo, com o início do CES 2013, terá início a cascata de confirmações e o desfile de terminais que serão vistos ao longo do próximo ano.
