A Huawei ainda não lançou oficialmente seu primeiro telefone com tela dobrável e já parece ter seu sucessor nas mãos. Não há nada confirmado em tudo. Além disso, as patentes nem mesmo nos garantem que o que nelas se vê jamais se tornará realidade, mas podem servir para ver para onde vão os passos de uma determinada marca. E esses passos confirmam que, pelo menos a Huawei, vai seguir o caminho da tela dobrável, investindo em uma tecnologia que, por enquanto, deu mais errado do que acertar, basta lembrar o caso do Samsung Galaxy Fold e os testes a que vários meios de comunicação do YouTube o sujeitaram.
Graças ao pedido de uma nova patente, podemos ver de perto o que poderia ser o novo design dos futuros terminais de biombos da marca chinesa. E já vemos as primeiras diferenças em relação ao Huawei Mate X: o próximo terminal poderia ser dobrado duas vezes e a barra lateral visível desapareceria. Teria duas dobradiças nas laterais que facilitariam o dobramento duplo, como podemos ver nas imagens a seguir.
O usuário poderá configurar os diferentes painéis de exibição, tendo mais opções agora que a tela pode ser dobrada nos dois lados, expondo três telas diferentes. E ter as três telas exibidas ativaria uma camada de personalização que permitiria ao usuário ter uma tela ainda maior, podendo dispensar a adição de um tablet na compra deste terminal.
No momento, isso permanece como uma patente e tudo o que é fornecido abaixo cai no mero campo de especulação. É evidente que não sabemos nada sobre o sistema operacional que este celular com um novo sistema de tela dobrável poderia abrigar. Poderia ser o novo sistema operacional, desenvolvido a toda velocidade após o bloqueio de Trump, o Ark OS? Já sabemos que o veto não afetaria os terminais que já existem nas ruas, mas pode ter consequências para todos os que ficarem por vir.
O final de 2019 se apresenta movido para a área de terminais com biombo: tanto Xiaomi quanto Oppo estão preparando lançamentos separados, o primeiro deles também com um preço bem abaixo do que já foi visto nesses telefones. Ou pelo menos é o que há rumores.