A empresa chinesa Huawei poderá lançar um novo smartphone este ano com os sistemas operacionais Android e Windows Phone instalados simultaneamente. O fato de a Huawei estar trabalhando em um smartphone com sistema operacional Windows Phone não é segredo, mas o que é surpreendente é que este fabricante decidiu produzir um terminal que incorpora dois sistemas operacionais completamente diferentes ao mesmo tempo.
A decisão de instalar os dois sistemas operacionais no mesmo celular pode responder a uma estratégia destinada a convencer os usuários a se acostumarem com o Windows Phone, e na verdade é isso que um alto funcionário da empresa, Shao Yang, comentou. “ Se lançarmos um celular apenas com Windows Phone, muitos usuários poderão ter algumas dúvidas na hora de comprá-lo ”, disse Shao Yang para acrescentar mais tarde que “em vez disso, se os usuários tiverem a possibilidade de escolher entre Android e Windows Phone no mesmo móveis, eles provavelmente teriam menos problemas para se adaptar ao sistema operacional da Microsoft . "
Esta declaração de intenções da Huawei colide diretamente com as últimas palavras dos principais funcionários do Google. Aparentemente, o Google não gosta da ideia de que fabricantes do setor de telefonia móvel comecem a incluir o sistema operacional Android ao lado do sistema operacional Windows Phone no mesmo aparelho. Não devemos esquecer que por trás desse segundo sistema operacional está a Microsoft, e obviamente não é conveniente para o Google ter seu próprio concorrente instalado no mesmo smartphone.
Por outro lado, o fabricante finlandês Nokia nos mostrou há algumas semanas que todos os rumores sobre seu envolvimento no Android eram muito otimistas em comparação com o que a empresa finalmente decidiu fazer. No início, muitos rumores afirmavam que a Nokia lançaria um celular com o Android como único sistema operacional. Por fim pudemos constatar que a grande surpresa deste fabricante foi um smartphone denominado Nokia X que incorpora o sistema operativo Windows Phone com a particularidade de permitir executar aplicações desde a loja Google Play.
E é exatamente isso que pode acontecer com este novo celular Huawei. No momento, nenhum grande fabricante do setor de telefonia móvel se atreveu a preparar para este ano um terminal que incorpore os sistemas operacionais Android e Windows Phone como padrão. No momento estamos apenas presenciando pequenos movimentos que envolvem um contato que permite às empresas saber a reação dos usuários à possibilidade de receberem telefones celulares com estes dois sistemas operacionais. Veremos se finalmente a Huawei nos surpreende com um celular que esteja de acordo com as declarações do alto funcionário que nos deu esta notícia.