No mid-range existe um nicho de mercado que, nas mãos de um fabricante, pode garantir um lugar importante na cadeia de renda. A chinesa Huawei sabe disso e por isso pode focar ainda mais os seus esforços na conquista deste segmento de forma a cumprir o seu objetivo de consolidar a terceira posição na venda de telemóveis até ao próximo ano 2015. Nessa linha, o Huawei Ascend Y300 seria um dos aliados mais próximos para concretizar seus planos.
Foi através do site brasileiro Techtudo que tomamos conhecimento desse aparelho, cujo principal atrativo não residiria estritamente no perfil técnico deste equipamento, mas em seu sistema operacional. E é que, como observou, este Huawei Ascend Y300 seria o primeiro celular mid-range que teria, desde o momento de seu lançamento, com a versão mais recente do Google sistema operacional. Referimo-nos ao Android 4.1 Jelly Bean.
Supostamente, este Huawei Ascend Y300 estaria à venda durante o mês de dezembro e fá-lo-ia, diz o referido site, por 450 reais "" que em câmbio de moeda seria cerca de 170 euros. Não há dúvida de que é um preço claramente focado em entrar no mercado nesta categoria, principalmente se considerarmos os benefícios que este terminal possui.
Entre outras coisas, nós aprendemos que a Huawei Ascend Y300 iria levar uma tela sensível ao toque de 800 x 480 pixels dispostos em um padrão de quatro polegadas. A resolução máxima em modo fotográfico que sua câmera exibiria é desconhecida, mas sabe-se que o processador que ela instala é uma configuração dual-core de 1,2 GHz que é praticamente idêntica ao Exynos que o Samsung Galaxy S2 carrega. Por outro lado, possui 512 MB de RAM e quatro GB de armazenamento integrado. A bateria é outro componente que teria vazado, mostrando uma carga de 1.730 miliamperes. O peso total do equipamento é de 120 gramas.
Até agora, o primeiro mid-range que foi exibido para uma estreia com Android 4.1 desde o primeiro dia é o Samsung Galaxy S3 Mini, um celular com o qual, aliás, este Huawei Ascend Y300 tem muitas semelhanças. Sendo assim, não seria estranho para ambas as equipas terem pistas sobre a tendência que o mercado se reserva para os próximos meses no que se refere a este viés de aparelho.
Em qualquer caso, como dizemos, o principal interesse que este Huawei Ascend Y300 teria é no preço. E é que se realmente atingir as lojas europeias com um custo de aquisição para o utilizador inferior a 200 euros, a multinacional chinesa conseguiria dar um grande golpe na mesa, de forma a chamar a atenção do mercado que nos o último Mobile World Congress 2012 começou a ser implementado. Foi então que mostraram os primeiros modelos da linha Ascend, um telemóvel que faz parte das gamas médio-alto e alto-alto, embora com preços bastante competitivos.
