Continuando com as dicas de Natal e, uma vez que alguns modelos de gama alta tenham sido propostos em termos de telefonia móvel, vamos agora comentar alguns terminais que pertencem à gama média. Ambos os celulares são capazes de manter o equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Claro, será necessário levar em consideração que nenhum dos dois modelos tem a mesma potência que os opcionais topo de linha.
Neste caso iremos focar nos seguintes modelos: o veterano Samsung Galaxy Ace e o novo Nokia 700 que lança a plataforma Symbian do fabricante. Ambos os celulares são totalmente táteis e confortáveis para carregar no bolso da calça. Além disso, ambos podem ser obtidos tanto em formato livre quanto por meio de contrato com operadora.
Samsung Galaxy Ace
Talvez seja um dos terminais mais famosos no catálogo do fabricante asiático junto com o Samsung Galaxy S ou o atual carro-chefe do Samsung Galaxy S2. E é que o Samsung Galaxy Ace é um celular muito completo com um design cuidadoso. Além disso, para informação do futuro comprador, também se baseia na popular plataforma móvel do Google: Android.
Samsung Galaxy Ace é um terminal totalmente tátil, com uma tela que atinge 3,5 polegadas na diagonal e atinge uma resolução máxima de 320 x 480 pixels. Por outro lado, o painel que utiliza é capacitivo, pelo que o utilizador pode fazer gestos naturais sobre ele, como o típico zoom de dois dedos em fotografias ou páginas da Internet.
Tal como acontece com toda a gama Samsung Galaxy, este terminal também possui a interface TouchWiz instalada no sistema operativo. Desta forma você obtém um visual personalizado e mais atraente. Além disso, quando foi lançado, esta versão móvel equipada com Android 2.2 ou Android Froyo, embora alguns meses atrás tenha recebido a atualização relevante para Android Gingerbread. Portanto, é um celular que está sempre atualizado.
Enquanto isso, por sua vez, a Fotografia, o Samsung Galaxy Ace equipou uma câmera traseira com sensor de cinco megapixels acompanhada de um flash LED para iluminar cenas onde não ficariam com luz ambiente. Também pode gravar vídeos, embora o usuário tenha que se contentar com uma resolução máxima de 320 x 240 pixels com uma frequência de 20 imagens por segundo.
Por último, mas não menos importante, o cliente não deve ter medo de não conseguir navegar nas páginas da Internet. E é que você pode se conectar usando pontos WiFi sem fio de alta velocidade ou usar uma taxa fixa e redes 3G. A festa também não perderá a tecnologia Bluetooth, um receptor GPS ou um slot para cartões de memória MicroSD de até 32 GigaBytes de capacidade.
O Samsung Galaxy Ace pode ser obtido a um preço em formato livre de 210 euros. Enquanto isso, no caso de querer adquiri-lo com uma operadora, o terminal Samsung tem sido um dos terminais mais famosos e aparece em mais catálogos. Assim, pode ser obtido por zero euros - sim, mediante a assinatura de um contrato permanente e com mensalidade fixa - na Movistar, Vodafone, Orange e Yoigo. Além disso, esses quatro operadores se juntaram ao Simyo, com o qual será obtido em formato gratuito. E, embora não tenha de assinar contrato de permanência, todas as tarifas têm um consumo mínimo por mês entre os sete e os 13 euros.
Nokia 700
A Nokia continua a ser a empresa que mais vende celulares no mundo. E parte da culpa é seu grande catálogo de terminais de todos os tipos e para todos os gostos. Atualmente, a fabricante nórdica relegou seu próprio sistema operacional Symbian para o segundo lugar, deixando terminais com Windows Phone Mango como as primeiras espadas, como o Nokia Lumia 800, que vem fazendo sucesso nas vendas.
No entanto, Symbian não foi esquecido e seu desenvolvimento continua com Symbian Belle sendo a última versão que viu a luz. Na Espanha, o Nokia 700 já está à venda. Um celular também toca como opção da Samsung, mas com um pouco menos de tela. Nesse caso, o cliente deve se contentar com um painel de até 3,2 polegadas na diagonal com resolução máxima de 640 x 360 pixels. Nele têm sido utilizadas diferentes tecnologias, entre as quais destacamos: AMOLED e ClearBlack.
Da mesma forma, embora pertença à gama média do fabricante, no seu interior encontra-se um poderoso processador que atinge a frequência de trabalho de um GigaHercio. Enquanto isso, sua câmera possui um sensor de cinco megapixels junto com um flash LED. Além disso, sendo um celular avançado lançado recentemente, não se poderia esperar que a gravação de vídeo não atingisse resoluções de alta definição. Neste caso, você pode com 720p a 30 quadros por segundo.
Enquanto isso, suas conexões estão atualizadas. Alguns podem ser destacados como: WiFi, possibilidade de utilização de redes 3G, Bluetooth 3.0, saída para TV e a utilização da nova tecnologia sem fio NFC para compartilhar arquivos, jogar videogame ou utilizar acessórios sem maiores complicações. Claro, neste último caso, o acessório deve ser compatível.
Por fim, e se este Nokia 700 vai se destacar por algo, é pelo uso do Symbian Belle. A renovação dos ícones da Nokia foi um choque. Algumas das funcionalidades mais interessantes é poder ter uma barra de notificação em todos os momentos, ter diferentes telas de menu personalizáveis ou um navegador da web muito mais rápido.
O Nokia 700 tem um preço de formato livre de 270 euros. Embora encontrá-lo nas operadoras seja um pouco mais difícil, pois para usuários privados ele está disponível apenas em laranja a partir de zero euros e em duas cores: branco ou preto. Da mesma forma, a Vodafone oferece o terminal a partir de zero euros, mas para clientes profissionais.
