Nada menos que 25 anos atrás, a Samsung lançou seu primeiro celular com tela analógica. Era o SH100, e provavelmente marcou um antes e um depois no mundo da telefonia móvel a partir do ano de 1988. Naquela época, os telefones “de tijolo” estavam na ordem do dia, e o que hoje é um produto completamente ultrapassado, naquela época era uma novidade que poucos privilegiados podiam acessar.
Seis anos depois (em 1994) foi a vez do SH-770, um celular que trazia uma novidade espetacular para a época: uma tela dividida em três níveis em que ícones, números e letras dividiam espaço. Se comparássemos essa tela com os smartphones de hoje, provavelmente não cobriria nem um quinto do tamanho das telas de alta definição de mais de cinco polegadas que são usadas hoje em telefones celulares.
O ano de 1998 marcou a chegada do SCH-800, um telefone dobrável que nos permitiu fazer algo pouco visto até então: enviar mensagens SMS para outros telemóveis.
O ano 2000 continuou na linha de telefones dobráveis com o SCH-A2000, com a particularidade de este telemóvel incluir também um pequeno ecrã no exterior da capa. Essa tela nos permitiu ver a hora e verificar se havia chamadas perdidas. Sem dúvida, este design móvel foi muito popular durante todos os anos seguintes (quem não se lembra daqueles famosos Motorola dobráveis?).
Chegamos ao ano de 2002, e com ele recebemos as telas coloridas de braços abertos (sim, até este ano as telas eram em preto e branco com algumas variações de verde e azul, mas ainda eram apenas duas cores). O SCH-X430 apresentou uma tela colorida e uma tela mais simples na parte externa de sua tampa. Poucos meses depois, o SCH-V300, outro celular com tela colorida de 2,04 polegadas, também foi lançado no mercado (e hoje qualquer smartphone com menos de quatro polegadas já é pequeno).
Chegamos ao ano de 2005, a época de ouro de muitos países europeus. Durante este ano a Samsung nos surpreende com um celular menos ousado. Era o SCH-B250, que incluía uma tela giratória de 2,2 polegadas que também permitia o acesso a transmissões de televisão ao vivo.
Já em 2009 entramos no que a atual geração de smartphones viria a representar. O SCH-W850 foi o primeiro celular da empresa sul-coreana Samsung a incluir uma tela sensível ao toque de 3,5 polegadas.
A partir desse momento, os telemóveis que todos conhecemos começaram a chegar ao mercado. O primeiro foi o Galaxy S no ano de 2010, um smartphone com tela Super AMOLED de 4 polegadas e resolução de 800 x 480 pixels. Dois anos depois veio o Galaxy SIII, um smartphone com um ecrã HD Super AMOLED com uma resolução de 1280 x 720 pixels.
E o que dizer do ano de 2013 ? Primeiro foi o Galaxy S4 com sua tela de cinco polegadas Full HD Super AMOLED com uma resolução de 1920 x 1080 pixels. Em seguida, o Galaxy Note 3 com sua tela Full HD Super AMOLED de 5,7 polegadas e S Pen (stylus).
Como seria a imagem a seguir para os celulares de 2020? Eles mudarão radicalmente ou, em vez disso, é praticamente impossível para os smartphones continuarem a evoluir em seu design?
