Os touch pads são, hoje, uma ferramenta tanto para o lazer quanto para o trabalho. É por esta razão que muitos usuários podem chegar a pensar que com esses computadores é possível substituir um computador tradicional. Mas eles podem realmente substituir um computador? A resposta é sim e não. Tudo dependerá dos usos que cada cliente dê aos seus equipamentos. Mas vamos ver em quais ambientes podemos lidar com um tablet como o iPad 2 como um computador.
O iPad 2 - a mais recente das versões do tablet da Apple - é uma equipe com uma tela multitoque com diagonal que chega a 9,7 polegadas e que possui um poderoso processador dual-core com freqüência de trabalho de um GHz. Além disso, pode ser encontrado no mercado com diferentes capacidades de memória: 16, 32 e 64 GB. Mas conhecer as características técnicas de um computador não é a resposta à pergunta principal.
A primeira coisa a saber é que desde a última atualização do sistema de ícones iOS 5, o iPad 2 é autossuficiente. O que isto significa? Pois bem, uma vez adquirido o equipamento na loja, o usuário pode retirá-lo da caixa e começar a usá-lo; nada a ver com o que acontecia nas versões anteriores, em que a ativação do aparelho, conectando-o a um computador via USB, era essencial.
Por outro lado, um computador como o iPad 2 será totalmente válido para poder ver filmes, ver e tirar fotos, ouvir música e até ser uma ferramenta para escrever textos longos. Embora neste último caso, será sempre aconselhável obter um teclado externo que utilize a tecnologia Bluetooth. E por que Bluetooth? Aqui está uma das primeiras desvantagens. O IPad 2 não possui portas USB para conectar equipamentos externos como teclado, mouse ou disco rígido. Portanto, não será possível usar um acessório com fio que você tem em casa; você terá que pagar um dinheiro extra se quiser usar o iPad 2 como uma ferramenta de escritório.
Mas se decidir pagar esse dinheiro, o cliente deve saber que na loja de aplicativos da Apple existem soluções diferentes - e muito completas - para realizar textos longos escritos inteiramente a partir do tablet da Apple.
Também existe a possibilidade de responder a e-mails ou navegar em páginas da Internet. E aqui encontramos outro contratempo. O iPad 2 pode abrir páginas da web. Mas cuidado, pois se houver algum elemento Flash nele, o tablet da Apple não é compatível com essa tecnologia. Portanto, a experiência do usuário não é totalmente satisfatória.
Por outro lado, há a questão do armazenamento: o iPad 2 não possui um slot de expansão onde você possa colocar um cartão de memória que ajude a aumentar a memória interna do computador. Portanto, não será possível armazenar uma grande quantidade de informações como acontece em um computador. Claro, você sempre pode recorrer ao armazenamento baseado na Internet. A Apple, por exemplo, oferece cinco GigaBytes de espaço livre em seu serviço iCloudonde você pode salvar documentos, músicas, vídeos, fotos e aplicativos baixados; se você quiser mais espaço, deve usar um plano de pagamento anual. Em outras palavras, pagando uma taxa por ano com a qual você obteria espaço extra. Esta situação não ocorreria, por exemplo, em um computador.
Além disso, outra das situações a ter em conta é quando pretende imprimir qualquer documento do iPad 2. Sim, o tablet da Apple permite a impressão sem fio com sua função AirPrint . No entanto, esta função só será válida com certas impressoras no mercado que são compatíveis com a tecnologia WiFi sem fio.
Também é possível rodar videogames. Mas não terá nada a ver com os títulos que um usuário gamer pode realizar em seu computador desktop ou em um poderoso laptop, onde a potência gráfica é essencial.
Por fim, se o usuário é um profissional, um designer ou um jogador inveterado, certamente o tablet é mais um centro de lazer do que um trabalho pesado. Portanto, sempre levando em consideração as limitações que contamos e o uso que será feito do equipamento - o iPad 2 neste caso - o próprio tablet pode substituir um computador.