No que diz respeito aos gadgets portáteis, 2011 marcará uma linha muito clara em três campos: tablets, processadores dual-core e, muito possivelmente, pequenas telas 3D. Como vértice comum, um desses pontos chama atenção. Os chips dual core parecem ser vitais para dar um passo à frente nos tablets e smartphones. É por isso que não é surpreendente que as próximas edições dos dispositivos carro-chefe da Apple, o iPhone 5 e o iPad 2, venham a estar equipadas com esta tecnologia.
Conforme apontado pela consultoria Rodman & Renshaw, a presença de processadores dual-core nos próximos aparelhos portáteis de Cupertino será um fato. Tanto que Ashok Kumar, funcionário da empresa de análise de mercado, chega a ousar apontar qual tecnologia a Apple já teria escolhido para dotar seu iPhone 5 e iPad 2 com a potência necessária para esta geração: estaríamos falando do ARM Cortex A9 a um GHz por núcleo.
Embora, como de costume, a Apple não confirme ou negue a existência do processador dual-core no iPad 2 e no iPhone 5, parece mais do que lógico que seja esse o caso. O chip NVIDIA Tegra 2 será um dos candidatos a capitalizar a atenção do setor no LG Optimus 2X, no Samsung Galaxy S2 ou no Samsung Galaxy Tab 2. Além disso, até mesmo da RIM eles entram no trem dual-core, e seu BlackBerry PlayBook vai apostar nessa tecnologia que garante uma poderosa capacidade de processamento.
Vale lembrar que no caso do iPhone 5 já foi dito que poderíamos presenciar a estreia da Apple em tecnologia estereoscópica, incorporando uma tela 3D que não requer óculos no próximo celular da apple. LG Display, fornecedor exclusivo da Apple de painéis para dispositivos móveis (pelo menos, até que a Toshiba conclua sua nova fábrica no Japão), teria desenvolvido sua própria tecnologia para equipar telas 3D para celulares e, de Cupertino, eles teriam manifestado interesse nisso campo. Para fazer isso, logicamente, a presença de umo chip dual-core passaria por algo quase fundamental.
Outras notícias sobre… Apple, iOS, iPad, iPhone
