O anúncio e o subsequente lançamento do iPad há um ano não só atraiu a atenção de quem via este dispositivo como um possível candidato a leitor de livros eletrônicos. Houve quem se apercebesse das possibilidades da excelente resolução e formato do seu ecrã como um bom aliado para dar um aspecto mais actual ao de gostar da leitura de banda desenhada, e de facto existem vários aplicativos para desfrutar dos seus banda desenhada preferidos, mesmo comprando novos números da própria plataforma.
Hoje vamos fazer um com aroma espanhol para você. Chama-se Koomic e, como a versão web, oferece aos seus clientes edições digitais dos títulos de seu catálogo. Logicamente, sendo um aplicativo para iPad, o Koomic permite que o próprio aplicativo reproduza os arquivos. E também, de graça, pelo menos, um punhado deles. Dizemos isso porque, embora existam vários quadrinhos que podemos baixar sem passar pela caixa, a maioria vai nos pedir para esticar a carteira. Quanto ao preço das edições pagas, o custo que teremos que assumir oscilará entre 1,6 e cinco euros.
Entre as editoras que participam deste projeto, que também pode ser apreciado no iPhone e no iPod Touch (embora sem o mesmo sabor, dado o tamanho da tela desses aparelhos), reconhecemos alguns dos mais notáveis da cena espanhola, como o Dolmen ou Astiberri, e obras de grande profundidade em nosso país, como o FanHunter noses de Cels Piñol.
Depois de selecionar os quadrinhos que queremos baixar, teremos que esperar até que o processo seja concluído para cada número. Haverá quem o considere um tanto lento, embora o processo não demore muito. Uma vez que temos os quadrinhos na memória do dispositivo, podemos ler com um desempenho que vai lembrar-nos muito que os iBooks (com a organização antes visto na prateleira).
A visualização dos arquivos funciona tanto vertical quanto horizontalmente, tanto na visão geral de página inteira quanto marcador por marcador. No entanto, quando escolhemos esta segunda opção, a imagem fica visivelmente pixelada, então é quase melhor ler as páginas em formato completo para evitar perda de qualidade.
Outras notícias sobre… iOS, iPad, Tablets