Cerca de dois anos. Esse é o tempo que passou desde os primeiros rumores sobre o iPad Mini até que o dispositivo finalmente viu a luz. Ao longo do caminho, o projeto hipotético entrou e saiu da primeira página do setor de tecnologia. Ao fazê-lo, houve quem apoiasse a ideia de a Apple lançar tal equipa, da mesma forma que houve quem zombasse directamente da ideia. Mas, finalmente, haverá um iPad Mini, e vamos encontrá-lo oficialmente esta tarde a partir das 19h00.
Ao longo do caminho, o iPad Mini tem deixado um rastro de migalhas de pão que ajudaram a radiografar seu quadro técnico a tal ponto que, se confiarmos nos vazamentos que foram conhecidos, poderíamos saber com precisão cirúrgica o que segure o novo dispositivo. Assim, para aguçar o apetite para devorar a apresentação que se realizará dentro de algumas horas, detalhamos tudo o que se sabe até agora sobre o iPad Mini.
Design e exibição
Aqui reside uma das chaves do dispositivo. Apesar de nas últimas semanas ter sido dito que a produção em massa do iPad Mini sofreu um pequeno atraso devido a mudanças em seu design final, não houve réplicas informativas a esse respeito. O que teria notado em uma época anterior era que o iPad Mini teria uma espessura de apenas 7,3 milímetros, um recorde que é realmente notável para um tablet, sendo esta a principal diferença entre o novo iPad. Um alumínio seria usado como antes e que sabe versões preto ou branco estrutura frontal, como nós, questões interessados de personalização.
Quanto à tela, é logicamente menor. Seria um painel de 7,85 polegadas, marcado na proporção 4: 3 e com a resolução tirada do iPad e iPad 2, a saber: 1.024 x 768. Dessa forma, a Apple reservaria a excelência de sua tela Retina apenas para o novo iPad.
Conectividade
Ponto igualmente notável, embora talvez mais controverso do que a empresa californiana gostaria. O iPad Mini estará disponível em versões que incluem ou não incluem acesso a redes de dados móveis. Todas as unidades serão equipadas com sensor wi-fi. No entanto, não se sabe que tipo de conectividade de dados celulares ele irá equipar. Presume-se que será compatível com redes 3G. A chave está na possibilidade de entrar em redes LTE.
E é aí que começam os problemas: tanto o novo iPad quanto o iPhone 5 foram especialmente polêmicos nesta seção, dada a incompatibilidade com as frequências nas quais o LTE funciona em algumas regiões do globo. Na Espanha não temos esse problema, já que a oferta de navegação 4G se destaca pela ausência.
Apesar de tudo, não acabaria aí. O iPad Mini carregará, a menos que a Apple tome uma atitude inesperada, a nova porta Lightning proprietária. É uma nova tomada através da qual o iPad Mini pode ser recarregado, bem como sincronizado com computadores e acessórios. É mais rápido e menor que o dock de 30 pinos, mas perde uma margem de compatibilidade com acessórios antigos projetados para iPhone, iPad e iPod, e nem mesmo um adaptador que a Apple lançou por 30 euros garante o seu correto funcionamento por enquanto.
Por outro lado, espera-se que o iPad Mini carregue GPS, Bluetooth e um fone de ouvido padrão. A presença de conectividade NFC não inclui todos eles, como finalmente não os teve no iPhone 5.
Multimídia e câmera
Talvez esta seja a seção mais opaca ou da qual menos dados foram obtidos por meio de vazamentos. A gama de formatos de áudio, vídeo e imagem que podemos reproduzir no iPad Mini será provavelmente a mesma. Poucas notícias são esperadas aqui. As dúvidas surgem diante das câmeras. Houve muita especulação sobre se a condição econômica do iPad Mini levaria a Apple a dispensar a câmera traseira.
Por fim, parece que haverá uma combinação de dois sensores, embora a resolução que cada um irá gastar seja desconhecida. A última versão do iPad carrega um cinco - megapixels e uma VGA, enquanto o iPad 2 altera o principal por um muito menos poderoso "" 0,7 megapixel câmeras e modo de vídeo 720p. Assim, entende-se que o que vemos no iPad Mini girará em torno disso.
Processador e memória
O processador é outro ponto que permanece nebuloso. Muito provavelmente, o A5 do iPad 2 será instalado, já que na ausência de uma tela Retina, o iPad Mini não requer a solvência gráfica do novo iPad. Em todo caso, como dizemos, há poucas indicações a esse respeito.
O que foi revelado há poucos dias foi a distribuição dos modelos baseados na memória interna que equipam as diferentes versões do iPad Mini. Pelo que se sabe, serão quatro distribuições por capacidade de armazenamento: oito, 16, 32 e 64 GB. Isso, somado às opções de seleção por cor do quadro frontal e conectividade daria uma paleta de escolha de 16 modelos.
Preços
Na falta de que você possa saber a autonomia de dados precisa, e assumindo que funcione com iOS 6, o mistério mais importante sobre o iPad Mini concentra-se nos preços estipulados para a equipe. A mesma fonte que apontou os modelos que seriam implantados para o novo tablet apontou que a paleta de preços do iPad Mini seria de 250, 350, 450, 550 e 650 dólares, dependendo da combinação que escolhemos com base na memória e conectividade que mais conveniente para nós. Esta tarde, em todo caso, deixaremos qualquer dúvida.
