O iPhone 4S repete o mesmo design do iPhone 4. É algo que você já conhece. O fato de ambos os telefones compartilharem o que possivelmente é o aspecto mais estético, elegante e cuidadoso de toda a frota de smartphones é algo que se repete na forma de opiniões e é perigoso quando se trata de garantir a segurança dos telefones da apple em caso de descuido ou acidente.
E é que apesar de ter dito ad nauseam que a Apple teria instalado proteção extra em ambos os lados do burladero (ou seja, tanto na tela sensível ao toque quanto na parte traseira envidraçada do terminal), ele só poderia se dobrar aos arranhões feitos com um diamante, a realidade passa por um caminho muito diferente.
Através do All Things Digital vimos um vídeo que testa o iPhone 4S e o Samsung Galaxy S2 (que é, este último, o que hoje é considerado a alternativa mais forte ao mais recente terminal da Apple) em campo longe do técnico: resistência a golpes e quedas. A verificação foi feita por métodos tão rudimentares quanto reais e aplicáveis aos avatares que esses celulares poderiam encontrar em seu dia a dia.
Três quedas, três, é o que o iPhone 4S e o Samsung Galaxy S2 tiveram que suportar. O primeiro, na altura em que, normalmente, qualquer usuário seguraria o telefone enquanto o utilizava; o segundo, um pouco mais alto, na altura dos ombros; e a última, o mais alto possível, na altura do rosto (para aqueles momentos em que, ao tirar uma foto, o telefone escorrega de nossas mãos).
O resultado deste violento teste surpreendeu os autores do cientista selvagem. No primeiro outono, o iPhone 4S quebrou no vidro traseiro (aliás, o Siri registrou o medo causado pelo teste). O segundo poderia suportar estoicamente. Mas na terceira vez, você sabe, foi o charme, e o vidro frontal do iPhone 4S foi quebrado. Aliás, o piso não era de diamante, caso houvesse alguma dúvida.
Depois disso, o teste foi repetido com o Samsung Galaxy S2. No entanto, os resultados foram completamente opostos. O smartphone da fabricante coreana sofreu apenas um arranhão superficial na parte traseira, e nem a moldura nem a tela foram danificadas após sofrerem impactos.