O cartão nanoSIM é o novo padrão com o qual o Apple iPhone 5 irá identificar a linha do usuário. Já lhes falamos como a firma de Cupertino se preparou para impor este cartão, em detrimento do microSIM e das propostas que a Nokia e a RIM apresentaram ao ETSI. Diante disso, você vai imaginar que para usar o telefone terá que passar pela sua operadora e solicitar o envio do novo nanoSIM. Logicamente, eles não vão lhe dar, você terá que espremer alguns euros da carteira. No entanto, se ficar seco depois de pagar entre 680 e 900 euros que o iPhone 5 custa, pode estar interessado em afinar o seu cartão atualpara fazê-lo funcionar no novo telefone da Apple.
Para fazer isso, basta baixar este PDF preparado por Christian von der Ropp, que desenvolveu as instruções passo a passo para fazer nosso cartão SIM ou microSIM se tornar um nanoSIM. Depois de fazer o download do documento, temos que imprimi-lo em folha A4 em escala real, pois a impressão inclui os modelos nos quais os recortes deverão ser aplicados. Para isso, usaremos fita adesiva e colaremos nosso cartão em uma das áreas marcadas no documento. É importante que também utilizemos uma régua com a qual seguiremos as linhas que estarão sob o SIM ou microSIM quando começarmos a desenhar as áreas recortadas no cartão.
Agora não entre em pânico. Se você seguir bem as linhas de referência, verá que ela cruza áreas que cortarão áreas do próprio chip identificador. Não tem problema, essa situação está dentro do plano: o aparelho não lê aquela parte do cartão e não haverá limitações de funcionalidade. Depois disso, já temos nosso nanoSIM quase pronto. Só seria necessário pressionar um pouco a área oposta ao chip para que fique um pouco mais baixa. Seja paciente neste momento até ver que o cartão cabe na bandeja que inseriremos no iPhone 5. Melhor gastar um pouco mais de tempo em vez de bagunçar o caminho.
As operadoras já estão estocando esse tipo de cartão nanoSIM para o iPhone 5. Tanto a Vodafone, Movistar e Orange, como Yoigo ”” que pela primeira vez vai vender o iPhone desde o seu lançamento e utilizando os seus próprios canais ”” já estão preparadas para o lançamento, tal como o resto das empresas, dado que o nanoSIM é com o iPhone 5 torna - se o novo padrão que o resto dos fabricantes acabarão equipando. A propósito, a Apple não vai tirar, pelo menos diretamente, lucro econômico da situação: ela deu gratuitamente a licença de fabricação deste novo padrão, com o qual foi imposta aos modelos doNokia finlandesa e RIM canadense, mais perto do design e da aparência dos cartões de memória microSD.
O iPhone 5 começará a ser vendido em nosso país a partir da próxima sexta-feira, dia 28 de setembro. A operadora Vodafone foi a primeira a confirmar que teria o terminal no seu catálogo desde o primeiro dia, embora não tenha indicado as condições de venda daquele que já é o telemóvel da Apple que tem recebido mais apoio nas reservas nos Estados Unidos.