A mãe de todos os gazpachos vem da China. Chama- se Goophone i5 e passa a representar a quintessência dessas cativantes e malucas imitações chinesas que acabam por ser carne de bazar e objeto de desejo de todo colecionador de estranhos. O conceito em torno do qual este Goophone i5 orbita é um doce do absurdo. Com base nas imagens e componentes que foram filtrados do iPhone 5, foi construído este modelo que, para piorar a situação, nem mesmo corresponde aos benefícios que deveriam ser a sexta geração de telefones da Apple. Ou seja, este Goophone i5 tem uma tela de quatro polegadas com resolução de 1.280 x 720 pixels, Câmera de 8 megapixels e, cuidado, sistema operacional Android 4.0 Ice Cream Sandwich.
Mas a coisa não termina aí. O psicodélico continua quando damos uma olhada na parte de trás deste dispositivo. Assim, sem ir muito longe, a vespa que foi usada como logotipo do Android 3.0 Honeycomb está estampada na parte de trás do Goophone i5. Que diferença faz que o Android 4.0 tenha no pequeno robô adaptado ao sanduíche de sorvete que serve de sobrenome desta edição à figura icônica, a versão instala o aparelho. O próprio conceito do Goophone i5 é uma festa, e quanto mais absurdo, mais divertido.
O que não é uma piada é a distribuição dos demais benefícios. Isso enquanto você pode rir com a miscelânea que se materializa ao ver um aparente iPhone 5 rodando no Android, como vemos, a menos que o gadget seja poderoso. E, claro, o Goophone i5 é. Ele equipa, de fato, um processador quad-core com uma potência de 1,4 GHz. É o NVIDIA Tegra 3, que também vem complementado por 1 GB de RAM.
Por outro lado, o Goophone i5, que pode ser adquirido por cerca de 300 euros em formato gratuito, está disponível num único modelo de acordo com a capacidade interna de armazenamento, nomeadamente 16 GB. Além disso, podemos expandir a memória usando cartões microSD de até 32 GB. Em conexões, falta o sensor LTE para redes móveis de quarta geração e o chip de comunicação de proximidade NFC. De resto, é muito completo: Bluetooth, 3G, GPS, Wi-Fi e, surpresa, microUSB. No nível multimídia, ele reproduz de tudo, incluindo vídeos MKV e DivX.
Diante dessa engenhosidade curiosa e insana, seria comovente verificar uma possível aliança entre a Apple e o Google para processar juntos a empresa chinesa responsável por esse Frankenstein específico do mundo dos smartphones . Apesar de tudo, o mais provável é que, como tantos outros terminais de natureza semelhante, acabe por contornar os esforços das duas empresas nas respetivas guerras de patentes com outras empresas. Em todo caso, pelo menos em termos de design, o Goophone i5 parece ter conseguido acertar a marca, inspirado no terminal que muito possivelmente será lançado em pouco mais de uma semana.