O novo modelo do iPhone já poderia ter sido enviado às operadoras para teste. Além disso, para manter seu design final em segredo, a Apple poderia ter enviado os telefones em uma caixa de protótipo e salvaguardado o modelo original até o último minuto. Dessa forma, a Apple deve lançar seu iPhone 5 até setembro.
A informação é do jornal The Guardian , que recebeu informações de uma das operadoras que receberam o terminal, embora sua identidade seja anônima. Além disso, o jornal garante que, no máximo, em duas semanas deverá iniciar a produção em massa do novo iPhone 5 e que se o lançamento for atrasado até outubro, isso se deve a um problema de produção.
Assim, a Apple teria acelerado o lançamento de seu novo produto enviando às operadoras móveis um protótipo em caixas de alta segurança e evitando que qualquer vazamento de informação viesse à tona, como aconteceu com a versão atual do iPhone 4. Outra das teorias que também são mantidas é que a Apple apresentará seu iPhone 5 juntamente com o lançamento dos novos ícones do iOS 5.
Por outro lado, se as fontes do Guardian acertassem em cheio, eles também não entenderiam um atraso. Em vez disso, a Apple deve colocar o produto em circulação o mais rápido possível e ganhar o máximo de participação de mercado antes que cheguem as férias de inverno. Mesmo assim, outras informações sugerem que o iPhone 5 continuará a aparecer durante o mês de outubro com base em informações vazadas pela Telus, uma das operadoras canadenses.