A estreia do iPad 2 está se aproximando, e a do iPhone 5 também não teria que andar muito. É por isso que a intensidade dos rumores está aumentando, e o último que se sabe é de categoria. Do AppleInsider eles aludiram à presença de um processador gráfico dual-core nas próximas edições do tablet e smartphone com seus próprios nomes. Seria o chip SGX543, do fabricante Imagination Technologies e cuja principal tarefa seria garantir um ótimo desempenho na hora de reproduzir conteúdo em alta definição FullHD. Ou seja, com resolução de 1.920 x 1.080 pixels, que é a mesma qualidade da TV da sala.
Conforme detalhado pelo AppleInsider, a presença desse chip seria complementar a um processador central que também seria dual-core. Especificamente, estaríamos falando de um ARM Cortex A9 (atualmente, tanto o iPhone 4 quanto o iPad instalam o A8) com potência de um GHz por núcleo, o que não é pouca. No entanto, como de costume, a Apple não oferece sinais de confirmação ou negação sobre este assunto. E menos agora, com a saída inesperada de Steve Jobs da administração da empresa por motivos médicos (deixando o leme do navio nas mãos de seu segundo a bordo, Tim Cook)
Em qualquer caso, do Engadget eles apontam em outra direção nesta questão dos processadores que irão incorporar futuras versões de tablets e apple-phones que saem de suas fábricas. No popular blog, onde também oferecem novas imagens do iPad 2, eles apontam que a Apple vai apostar na Qualcomm para a fabricação dos chips de seus aparelhos (incluindo também sistemas Apple TV na bolsa).
Outras notícias sobre… Apple, iOS, iPad, iPhone
