Outro dos rumores que finalmente se confirmou no iPhone 5 é o uso dos novos cartões nanoSIM como método de identificação da linha do usuário. Assim, já existem três tipos de aparelho usados em algumas das edições do telefone da Apple, e dois que os de Cupertino impuseram ao mercado. Este novo padrão reduz suas dimensões em 40 por cento em comparação com o cartão microSIM que foi usado no iPhone 4 e iPhone 4S, ajustando o tamanho do chip de identificação sem, quase nenhuma moldura de plástico para instalá-lo. No total, as dimensões do cartão são 12,3 x 8,8 x 0,67 milímetros. Porém, por que um novo modelo mudou em tão pouco tempo?
Durante o último trimestre, o órgão encarregado de decidir sobre o novo padrão, o ETSI, recebeu as propostas dos diferentes fabricantes que haviam desenhado as opções possíveis para o cartão que substituiria o microSIM. Apple, Nokia e RIM colocaram sobre a mesa o que entenderam que deveria continuar a série iniciada com o SIM. As propostas do finlandês e canadense veio para abordar o desenho de cartões de memória microSD, enquanto o trabalho do californiano suposto para corte ao mínimo o padrão anterior, o que fariacompatibilizar os cartões atuais com o novo modelo, mas dificultaria, segundo a Nokia, ajustar os custos de fabricação das bandejas em que estão alojados para instalá-los nos telefones.
Finalmente, no início do verão, o ETSI deu luz verde à proposta da Apple, adotando o nanoSIM como novo padrão "" a maior das três ideias que optaram pela decisão "". Diante disso, o iPhone 5 supostamente já estava preparado para ser a primeira equipe a fazer uso desse tipo de aparelho "" talvez o fato de ter sido apresentado em setembro tenha sido determinado pela necessidade de aguardar a confirmação oficial da ETSI da escolha ”, E pressionando outros fabricantes a adotarem este padrão. Porém, entre os últimos telefones apresentados, a presença do nanoSIM não apareceu, então eO iPhone 5 funcionaria sozinho nesse aspecto, pelo menos por enquanto.
As consequências diretas da chegada do nanoSIM são óbvias. Em primeiro lugar, a menos que saibamos adaptar o nosso SIM ou microSIM a este padrão "" algo que lhe falaremos hoje em dia "", teremos de renovar o cartão. Para apoiar as vendas do iPhone 5, as principais operadoras têm feito estoque nas últimas semanas para responder ao que se espera seja uma demanda significativa do público que deseja adquirir o mais recente telefone da Apple. Diante disso, por menor que seja a margem, os benefícios que serão lançados a favor das empresas serão mais substanciais.
Isso, por sua vez, representa um novo canal de receita para a Apple? Supostamente não. Os de Cupertino não teriam licença para explorar nanoSIMs, ou seja, teriam, mas dariam aos fabricantes gratuitamente, ao contrário de sua política usual e blindada.