Eles são os dois grandes gigantes do mundo da telefonia móvel inteligente. Pelo menos em 2013. Isso é confirmado pelo balanço que o Google faz sobre os mais pesquisados para este ano que já está terminando. Estamos a falar do iPhone 5S e do Samsung Galaxy S4, dois telemóveis que têm liderado as vendas do ano, embora não tenhamos dúvidas de que é o carro-chefe da Samsung que já levou todos os troféus. No terceiro trimestre de 2013, a empresa sul-coreana já havia ampliado sua liderança global com 81,2 milhões de smartphones vendidos em todo o mundo, o que se traduz em uma participação de mercado de 31,4%. ParaApple, o equilíbrio é um pouco diferente. Segundo a consultoria IDC, a empresa de Cupertino teria conseguido vender 33,8 milhões de iPhones. Nada a ver com os números que suportam Samsung. Nesse caso, sua participação de mercado teria caído de 14,4% para 13,1%, em relação aos percentuais de 2012.
Mas as pesquisas de 2013 relatam resultados diferentes. E é que o celular mais procurado é, segundo o Google, o iPhone 5S que foi apresentado em setembro deste ano. O aparelho da Apple ocupa uma terceira posição, enquanto o Samsung Galaxy S4 aponta para a oitava.
Aparecer em pesquisas pode revelar que aquela coisa, neste caso um dispositivo móvel, é um objeto altamente desejado por muitas, muitas pessoas no mundo. Esse ou aquele assunto está gerando muita polêmica. E embora neste caso tenhamos optado mais pelo primeiro, este não foi um ano sem conflitos para a Apple. O lançamento do iPhone 5S veio junto com o lançamento do iOS 7, um sistema operacional que desde o seu nascimento gerou problemas: desde downloads lentos, até problemas de segurança que permitiam o acesso ao equipamento sem desbloqueá-lo ou acessar álbuns de fotos o dono do telefone. A esses incidentes, que não são menores, teríamos que adicionar um consumo excessivo de bateriae uma lentidão patente nas edições anteriores do terminal que foi atualizado para o iOS 7. Atualizações para versões superiores permitiram que a Apple se destacasse, embora a verdade é que outro dos grandes problemas da empresa foi o lançamento do iPhone 5C, um dispositivo caro e não muito solvente sobre o qual há rumores, não em alguns ocasiões, a cessação da fabricação. Sobre o futuro do iPhone 6 tudo é incerteza. O próximo terminal da Apple pode chegar em outubro de 2014, mas muito pouco foi dito sobre sua ficha técnica hipotética.
Por sua vez, a Samsung tem sido elogiada pelas excelentes tecnologias que personalizam a experiência do usuário a bordo de seu smartphone carro-chefe. Lembre-se que o coreano incorporou novas funções nativas ao seu equipamento, sendo o Samsung Galaxy S4 um dos suportes mais vantajosos. Quanto às críticas que a Samsung recebe, vale destacar a eterna reclamação sobre o material no qual é feita a maior parte de seus equipamentos: o plástico. Rumores dizem que isso vai mudar com o lançamento do Samsung Galaxy S5, um terminal que pode incorporar uma caixa toda em metal. Porém, as últimas informações que temos sobre a mesa apostam em uma capa de pele muito semelhante à do Samsung Galaxy Note 3. O próximo iPhone 6 e Samsung Galaxy S5 serão os dois telefones mais procurados em 2014 ?
