Desde a última quarta-feira, 7 de março, já é possível atualizar o sistema operacional da Apple para celulares e tablets para sua versão mais recente. Estamos a falar do iOS 5.1, a plataforma mais avançada da casa para iPhone, iPad e iPod Touch, com a qual estão integradas novas funções e funcionalidades que ajudam a tirar mais partido destes dispositivos. A notícia da atualização, no entanto, não foi positiva para todos os usuários. Pelo menos não para aqueles que preferem ter seu terminal desbloqueado por meio do procedimento de Jailbreak.
Nesse caso, muitos dos proprietários de um desses dispositivos optaram diretamente por ignorar a possibilidade de atualização do sistema. A razão é que são usuários de aparelhos desbloqueados com precisão, de forma que se atualizarem o sistema perderão aquela magia que lhes permite expandir as possibilidades de seus terminais para além das limitações de série que a Apple impõe à sua plataforma. Porém, mesmo que tenhamos a versão mais recente do iOS em nosso iPhone, iPad ou iPod Touch, poderemos abrir as algemas do sistema, embora com as restrições exigidas pelo chamado procedimento Tethered.
O Tethered Jailbreak, que não demorou a ser disponibilizado para iPhone, iPad e iPod Touch com iOS 5.1, é um método para garantir que o sistema Apple não se limite às funções oficiais deste ambiente. Uma vez aplicado o Tethered Jailbreak, podemos acessar a raiz do sistema, bem como instalar programas e utilitários não oficiais através de diferentes canais "" entre os quais o mais popular é o repositório Cydia "". No entanto, este método de procedimento tem limitações que são precisamente o que o diferenciam do Jailbreak Untethered.
E é que este Jailbreak Tethered exige que estejamos atentos para que o dispositivo com iOS não desligue a qualquer momento. Caso contrário, não apenas o processo poderia ser revertido, mas também precisaríamos de ajuda para colocar o dispositivo de volta em operação com sua configuração inicial. É por isso que o Tethered Jailbreak não é uma solução que todos os amantes do sistema da Apple desbloqueiam com entusiasmo, embora seja uma primeira aproximação às possibilidades que esta opção oferece.
Se você ainda quer ver como fica o iOS 5.1 depois de aplicar este Jailbreak, basta recorrer às ferramentas que o pessoal do Dev-Team disponibilizou em seu blog para Windows ou Mac. Caso você seja usuário de um computador com sistema Microsoft, deve ter privilégios de administrador. O processo de desbloqueio é auxiliado, então você só tem que seguir as instruções detalhadas no aplicativo que você pode baixar nos links acima.
Como sempre avisamos de tuexpertomovil.com quando o convidamos a praticar um desses processos, é muito importante que antes de iniciar toda a tarefa você faça uma cópia backup do conteúdo do seu dispositivo. Isso permitirá que em caso de erro, ou caso tenha algum problema após a aplicação do desbloqueio, você possa retornar à configuração anterior para não sofrer as consequências que podem surgir de um incidente com o Tethered Jailbreak.
