Com a chegada do novo iPad ao mercado, os desenvolvedores de aplicativos já começaram a lançar as primeiras atualizações de seus aplicativos para se adaptarem à nova resolução da nova invenção do Cupertino. Porém, essas novas versões também chegaram aos equipamentos já existentes no mercado; versões anteriores que não terão essa qualidade de imagem e que as atualizações ocuparão apenas espaço na memória interna.
A Apple apresentou ao público em geral seu novo iPad - nem iPad 3 nem iPad HD -. Além de ter um quad de chips gráficos - núcleo iria ajudar a ter uma experiência mais suave multimídia muito, a outra grande atração deste modelo é a integração da tela Retina Display alcançar uma resolução de 2.048 x 1.536 pixels de uma quantidade muito maior do que o que pode ser alcançado em uma TV Full HD de 1.920 x 1.080 pixels. E tudo isso em uma pequena tela de 9,7 polegadas.
No entanto, e como portais especializados têm sido capazes de provar, as atualizações de aplicativos - e por causa dessa nova resolução e poder gráfico - podem pesar entre duas ou três vezes mais do que as versões anteriores. Como exemplo, o portal vietnamita Tinhte captou quais eram as aplicações da ferramenta de escritório da Apple: iWork . Em primeiro lugar, o programa responsável pelas apresentações (Keynote) passou de 115 MB para 327 MB após sua atualização. Outro exemplo, Pages - Word da Apple - iria de 95 MB a 269 MB.
Após essas atualizações, os usuários do iPhone, iPod Touch ou versões anteriores do tablet Cupertino, terão visto que as atualizações chegaram à App Store, na qual apenas uma grande melhoria foi indicada: suporte para o Display Retina do novo iPad. Ou seja, melhorias que você não vai gostar e que só vão ocupar mais espaço na sua memória interna. Para demonstrar isso, com os exemplos anteriores, os usuários atuais de modelos anteriores da Apple teriam recebido novas versões que ocuparão um total de 390 MB a mais, sem contribuir com nada de novo.
Mas cuidado, esse problema não se estende apenas aos modelos mais antigos que não serão capazes de aproveitar os novos gráficos. Mas o novo iPad em sua versão mais acessível - o modelo de capacidade de 16 GB - pode ter seu sucesso no mercado comprometido. Com essas atualizações, a capacidade de instalar muitos aplicativos é reduzida. A isto também se deve acrescentar que o cliente que decidir por este modelo também não terá a opção de usar cartões de memória - não há slot - e o iCloud serve apenas para salvar as informações e não poder transferir aplicativos da memória física para o virtual para "limpar" a capacidade da invenção.
Por outro lado, após os primeiros testes e a chegada de numerosas atualizações, as reações não tardaram a chegar. Alguns já dizem que a solução é a Apple introduzir um sistema para que as atualizações sejam "inteligentes" e só cheguem às equipes que realmente vão tirar proveito delas.
