Conforme antecipamos no final de março, o acordo relacionado à compra da Nokia pela Microsoft será fechado durante este mês de abril. Para ser mais específico, desta vez soubemos que a assinatura final ocorrerá em 25 de abril. Este acordo (avaliado em 7,400 milhões de dólares) não servirá apenas para que a divisão móvel da Nokia se torne parte da Microsoft, mas também implicará uma mudança de nome nesta divisão móvel: Microsoft Mobile será o novo nome que teremos. A que se habituar a partir de agora quando se referir aos telemóveis deste fabricante.
Essa mudança de nome levará ao desaparecimento da Nokia da indústria de telefonia móvel. Estamos falando de um fabricante que tem uma história de mais de duas décadas no mercado de telefonia móvel, e em todo esse tempo isso nos deixou maravilhas como alguns celulares memoráveis que provavelmente já passaram por nossas mãos.
Na verdade, se olharmos para a história da Nokia, veremos que sua jornada no mundo da telefonia móvel começa em 1984. Embora possa parecer um ano relativamente próximo, estamos falando de uma época em que ter um celular era praticamente impossível. Durante este ano, a Nokia se atreveu a lançar um aparelho de telefonia móvel chamado Mobira Talkman. Para se ter uma ideia do design desse equipamento, basta pensar no equipamento de rádio que os soldados usam nos filmes de guerra dos anos 1990; o design do Nokia Mobira Talkman era idêntico a essas equipes.
Diante do sucesso dessa equipe, a Nokia decidiu apostar tudo no mundo da telefonia móvel. Saltamos para o ano de 1987 e temos uma nova equipa deste fabricante: o Nokia Mobira Cityman um telemóvel de 800 gramas de peso destinado ao homem moderno da cidade que necessitava estar em contacto com conhecidos onde quer que estivesse. Se hoje parece excessivo que os televisores de alta definição custem mais de mil euros, neste caso estamos a falar de um telemóvel que custou cerca de 4 mil dólares. Mesmo levando em consideração o valor do dólar nessa época, os clientes esgotaram em questão de dias todo o estoque que a Nokia trazido ao mercado.
E, praticamente sem perceber, estamos chegando ao ano de 1990, um ano que provavelmente será muito mais familiar se comparado aos anos 1980. Até este ano, o celular era um produto destinado às elites das classes sociais. No final da década de 1990, os celulares alcançavam mais de 100 milhões de usuários. Hoje, os números mostram que os telefones celulares alcançaram 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo. O ano de 1990 foi muito importante para a Nokia, pois deixou-nos como memórias para a história dos telemóveis como o Nokia 7110 ou o Nokia 5110.