Com as telas sensíveis ao toque, surgiu uma nova filosofia no uso de telefones celulares. Mas também uma série de desvantagens derivadas da capitalização da parte frontal do dispositivo. Em muitos casos, houve terminais que sofreram problemas pelo fato de todas as informações úteis serem relegadas para o espaço ocupado pela tela. Um desses problemas tem sido a incidência de luz solar direta no painel, que dependendo da tecnologia utilizada pode causar a dissipação do conteúdo.
Nesse sentido, a partir do site especializado DisplayMate Technologies, falaram do mobile que melhor soube resolver a questão da correta visualização dos conteúdos no painel. Assim, o especialista em materiais e presidente da empresa que apóia o serviço de calibração e análise de tela da DisplayMate, Raymond Soneira, garantiu à CNET que o Nokia Lumia 900 é o telefone que melhor atende aos critérios de análise em relação ao uso do painel sob certas condições.
De acordo com Soneira, a tela AMOLED com tecnologia ClearBlack do Nokia Lumia 900 é a que tem “o menor nível de reflexão de qualquer outro dispositivo móvel que eu tenha medido”. O presidente da DisplayMate foi tão contundente que, ao analisar a tela do Nokia Lumia 900, utilizaria um sistema de polarização circular como solução para evitar reflexos incômodos que se concentram em outros aparelhos.
O tipo de tela ClearBlack apareceu pela primeira vez em outro dispositivo com um painel AMOLED, o Nokia C7, e desde então foi visto em outros dispositivos da empresa. No caso do Nokia Lumia 900, é o primeiro em que foi desenvolvido em 4,3 polegadas, utilizando o mesmo design visto no Nokia N9 e no Nokia Lumia 800, com uma ligeira curvatura que literalmente se afunda na concha de policarbonato., já que está literalmente embutido no chassi do dispositivo.
Entre as tecnologias utilizadas em outros terminais para garantir a correta visualização dos conteúdos apesar de serem utilizados sob luz solar direta, destacam-se os padrões Super AMOLED Plus da Samsung ou o IPS NOVA da LG. Em qualquer caso, a maioria dos terminais de toque que inundam o mercado usam painéis TFT ou LCD.
O Nokia Lumia 900 um dos mais recentes aparelhos apresentados pela empresa finlandesa. Este celular é o mais avançado da empresa e o representante mais poderoso da família de celulares baseados na plataforma Windows Phone da Microsoft. Além da premiada tela de 4,3 polegadas, ele integra uma câmera de oito megapixels baseada na ótica Carl Zeiss, bem como um processador single-core de 1,4 GHz. O seu lançamento está previsto para este mês de abril e, embora não se saiba de momento o preço oficial, já se diz que seria inferior a 500 euros.