A fixação da Sony japonesa em imprimir um certo personagem off-road em seus terminais não é nova. Há algumas gerações, a empresa japonesa vem apresentando telefones celulares e smartphones que entre seus benefícios incluíam o argumento da resistência a certas intempéries como um ponto de diferenciação da concorrência. Em princípio, apenas os terminais da chamada variedade robusta apresentaram batalha a esse respeito. Então, a norte-americana Motorola optou por acompanhar a família Defy. Mas desde o Sony Xperia V, que ainda não chegou ao mercado, a multinacional asiáticaele queria dar um passo adiante. Não é mais apenas que o dispositivo pode suportar possíveis umectos ou suportar o flagelo da poeira ou da areia. Além disso, deve manter critérios de elegância e design que não convidem a pensar que é um terminal bem protegido contra agentes externos.
Nesse sentido, o novo Sony Xperia Z é a quintessência dessa aspiração. Conhecemo-lo oficialmente há poucos dias e, como dizemos, inclui entre as suas características a possibilidade de ficar parcialmente submerso na água sem comprometer o funcionamento dos circuitos do equipamento, além de ser capaz de resistir ao derrame do elemento líquido na sua superfície.. Além disso, também resiste a situações em que outros dispositivos apresentariam problemas devido à ação da poeira. No entanto, neste ponto, vamos nos concentrar na primeira descrição da resistência na água.
Hoje em dia o Sony Xperia Z passeia pelo estande da empresa japonesa na CES 2013 em Las Vegas, e um dos testes que ele revela aos visitantes centra-se justamente nesta seção. Os amigos da Phone Arena estão atentos a isso e mostram como o Sony Xperia Z pode ser parcialmente colocado em um pequeno tanque de água sem causar danos ao equipamento, que é hermeticamente fechado para que não haja vazamento de líquido em seu interior. Isso, como dizemos, não joga contra um design muito atraente. O Sony Xperia ZÉ recoberto por placas de vidro em todos os lados, o que lhe confere uma aparência estética e aparentemente frágil, embora ainda não se saiba como se comporta no teste de choque e queda.
O Sony Xperia Z é, junto com o Sony Xperia ZL, o mais novo topo de linha apresentado pela Sony. O que encontramos é um terminal que, além do que está descrito, apresenta um quadro técnico que o coloca à frente do mercado de smartphones. Possui uma tela de cinco polegadas com resolução FullHD. Ou seja, a mesma da TV da sala, distribui uma tela de 1.920 x 1.080 pixels. Sua câmera principal atinge o modo de foto de 13,1 megapixels de qualidade, qualidade de gravação de vídeo, novamente, FullHD. Além disso, pela primeira vez, a Sonyaposta em um processador Snapdragon quad-core, capaz de desenvolver uma freqüência de clock de 1,5 GHz. Por outro lado, equipa uma memória RAM de dois GB.