Apesar de ficar para trás na corrida pelos ecossistemas móveis, o Windows Phone está pisando no acelerador com o objetivo de subir posições e estar entre as primeiras posições, como alguns analistas prevêem "" espera-se que a plataforma da Microsoft seja a segundo ambiente para smartphones , atrás do Android, para o ano de 2015 "".
Ao menos, se usarmos o destaque reivindicado pelas lojas de aplicativos de cada sistema operacional como um barômetro da popularidade da plataforma, o crescimento exponencial apresentado pelo Windows Phone aponta na direção apontada por alguns estudos.
Não é de surpreender, e quando o Windows Phone está no mercado há pouco mais de um ano, o Marketplace "" o nome dado à loja de aplicativos deste sistema "" já ultrapassou a barreira de 60.000 aplicativos. Os dados tornam-se mais importantes quando se sabe que os últimos 10.000 aplicativos adicionados à vitrine virtual chegaram no mês passado, segundo dados expostos pelo site All About Windows Phone.
Este site analisa os dados e oferece uma leitura muito interessante sobre o rápido crescimento que a plataforma está apresentando. E é que se o Marketplace demorou menos de um mês para ser alimentado com mais de 10.000 novos aplicativos, a mesma quantidade exigiu uns 40 dias quando os 50.000 aplicativos concentrados na loja online foram atingidos.
Outra informação usada para analisar a boa saúde que o Windows Phone está apresentando é definida pela quantidade de aplicativos que foram adicionados ao Marketplace de um ano para o outro. Dessa forma, eles apontam que no período de 8 a 15 de janeiro de 2011, apenas 405 aplicativos foram adicionados à loja exclusiva da plataforma; em 2012, a mesma margem "" referente à segunda semana do ano, aliás "" concentrou 3.362 novos aplicativos na vitrine do Windows Phone.
A média diária de novos acréscimos às prateleiras virtuais de celulares baseados no sistema operacional Microsoft é de aproximadamente 400 aplicativos no último mês, valor que se antecipa menos do que o que se poderia esperar na análise que se espera que seja realizada em fevereiro, que seguindo a tendência apresentada até agora, pode lançar um novo marco com a chegada de 70 mil em um período ainda mais curto.