As empresas chinesas de telefonia móvel (ZTE, Huawei, etc.) estão desempenhando um papel fundamental no mercado de smartphones. Durante o terceiro trimestre de 2013, a Huawei conseguiu se posicionar como a terceira empresa com mais vendas de smartphones no mundo. A expectativa é que até 2014 essas empresas chinesas consigam vender mais de 200 milhões de telefones celulares em todos os continentes do planeta, incluindo também o mercado europeu.
De acordo com digitimes.com, um jornal chinês especializado em tecnologia, as quatro principais empresas de telefonia móvel na China (ZTE, Huawei, Coolpad e Lenovo) esperam vender mais de 50 milhões de smartphones cada uma delas durante 2014. Ou seja, no total essas quatro empresas teriam condições de vender mais de 200 milhões de terminais em todo o planeta.
Uma das razões pelas quais essas empresas vão disparar suas vendas em 2014 é porque a China Mobile (a principal operadora de telefonia móvel na China) anunciou que buscará entrar totalmente em conexões de Internet 4G ultrarrápidas dentro do território chinês. Para oferecer serviços 4G aos clientes chineses, a empresa precisará de cerca de 40 milhões de smartphones compatíveis com a nova tecnologia de Internet ultrarrápida.
Além dessas quatro empresas líderes, outras empresas também bem conhecidas na Europa, como a Xiaomi, puderam seguir de perto seus concorrentes, alcançando mais de 40 milhões de vendas durante o próximo ano. Se as previsões de todas as empresas chinesas para 2014 forem somadas, o número final é de cerca de 300 milhões de smartphones de origem chinesa que devem ser vendidos em todo o mundo.
Esses dados mostram que os usuários estão cada vez mais confiando nas empresas chinesas do setor de tecnologia. Isso é indicado pelo fato de a Huawei ter conseguido se posicionar como a terceira empresa com maior presença no mercado de telefonia móvel durante o terceiro trimestre de 2013.
Mesmo com o quão impressionantes esses números podem ser, a verdade é que as grandes empresas europeias continuam a ter a liderança absoluta no mercado de smartphones. Um bom exemplo disso é que apenas a Samsung já planeja vender mais de 330 milhões de terminais durante 2014, algo que excede em muito as vendas que as empresas chinesas obterão individualmente. Ainda assim, é bom que exista esta competição acirrada, pois ajuda as empresas europeias a continuarem a trabalhar aos poucos para oferecer produtos da melhor qualidade a preços razoáveis.
O principal motivo do aumento do interesse pelos smartphones chineses está resumido na relação qualidade / preço desses terminais. Um smartphone de origem chinesa pode oferecer recursos semelhantes aos de um smartphone europeu a um preço muito mais baixo.
