Os novos tablets touch da francesa Archos verão a luz muito em breve. Conforme noticiado pela própria empresa em comunicado de imprensa, a nova geração do Archos G9 deverá chegar ao mercado antes do final deste ano de 2011. Embora seja mais específico, a intenção é que estejam disponíveis para o próximo Natal.
A Archos ainda está determinada a ganhar um pedaço do bolo que outras empresas estão acumulando no setor. E a nova geração é composta por dois modelos: um de 20 polegadas e outro de 10 polegadas. Os modelos específicos são o Archos 80 G9 e o Archos 101 G9; tablets baseados em Android do Google e que incluem poderoso processador dual-core com uma frequência de trabalho que chega a 1,5 GHz.
Ambos os modelos chegarão ao mercado com a versão Android Honeycomb instalada, embora o fabricante já tenha informado que no próximo ano os dois modelos receberão a relevante atualização para Android 4.0, versão que unirá o setor de telefonia móvel e o de tablets. Além disso, para aproveitar ao máximo as qualidades do sistema de ícones, os dois modelos terão telas com resolução em alta definição: 1280 x 800 no modelo de 10 polegadas e 1024 x 768 no modelo de oito polegadas.
Nem o Archos 80 G9 nem o Archos 101 G9 têm uma conexão 3G. Porém, na parte de trás haverá um pequeno orifício onde você pode inserir um modem USB, que ficará completamente escondido e integrado ao chassi. O nome dado a este modem é a chave Archos G9, que vai custar 50 euros. Por fim, os preços considerados para a Europa são de 350 euros ou menos, mercado que foi escolhido para o seu lançamento em primeira instância.