Operadoras de telefone concordam em não incomodar os usuários
Ceticamente. E em grandes quantidades. É o que é necessário para fazer face ao acordo celebrado pelas principais operadoras de telefonia, segundo o qual se comprometem a não incomodar os utilizadores com chamadas promocionais para oferecerem serviços de forma sistemática e, porque não o reconhecer, muito irritante. Claro, quem fez a lei, trapaceou, e as regras de boa conduta que as empresas pactuaram, certamente vai aderir a algumas medidas para pechinchar o compromisso a fim de continuar a insistir no usuário com "ofertas".
Mas vamos em partes. Isso não significa que as empresas não irão mais ligar para os usuários, mas sim que o farão com um código que busca incomodar o mínimo possível. Para começar , estabeleça um horário que considere razoável: de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 22h00 e aos sábados das 09h00 às 14h00. Domingos e feriados serão dias de trégua. Além disso, não podem ultrapassar três tentativas por mês no caso de o utilizador não responder às chamadas, evitando também contactar o potencial cliente dentro de três meses caso este rejeite uma promoção.
E continue. A partir deste acordo, as operadoras terão que se identificar desde o primeiro momento, não podendo mais ligar de números ocultos para jogar com as expectativas dos usuários. Outro ponto que tem chamado a atenção é que o conteúdo das ofertas não pode ser ambíguo ou enganoso, além de não poder cair em concorrência desleal.
Outro ponto interessante do acordo, assinado pela Telefónica, Vodafone, Orange, Yoigo e ONO, é que o utilizador não pode ficar sujeito a tempos de espera por parte do operador de telemarketing do outro lado do telefone. Assim, o tempo desde que atendemos ao telefone até o atendimento é limitado a três segundos.
Não esqueçamos, como dissemos no início, que este compromisso é antes um código de ética, pelo que não é de todo vinculativo. Para ser mais claro: os operadores podem continuar a agir como antes, com a única diferença de que eles podem controlar uns aos outros para monitorar a satisfação do usuário.
Em qualquer caso, algumas das medidas ainda podem ser consideradas incômodas. O fato de as ligações continuarem no sábado (algumas empresas, por exemplo, não permitem algumas operações naquele dia, como cancelamentos) ou que o horário da semana se estenda até as dez da noite são práticas que alguns usuários podem qualificar, e com razão, de aborrecimentos reais.
Outras notícias sobre… Yoigo