A participação de mercado do tablet da Apple (iPad) pode diminuir na Europa. E, é que os novos modelos de tablets com o sistema operacional Google teriam uma oportunidade muito mais clara na Europa do que nos Estados Unidos. A afirmação é do analista de mercado Forrester . A baixa presença de lojas físicas na região europeia (52 lojas) em comparação com as 238 lojas nos Estados Unidos, é uma das claras desvantagens do tablet Cupertino. Devemos também adicionar o câmbio de moeda, sendona Europa, os preços do iPad muito mais caros.
A Forrester também destaca que, depois das 14 mil pessoas pesquisadas - todas de diferentes países de origem - a Espanha é o país onde há mais proprietários de tablets touch. A França, por exemplo, seria o país com menos telas sensíveis ao toque e a Alemanha seria o país com o maior índice de compras futuras desse tipo de equipamento.
Outro dado significativo do estudo é que os concorrentes do iPad, como Samsung Galaxy Tab 10.1 ou Acer Iconia Tab estão tendo uma recepção muito boa no mercado consumidor. No entanto, se as empresas baixassem os preços e colocassem mais pontos de venda físicos, seria apropriado cortar fora das estratégias de mercado na Europa; estratégia impensável nos Estados Unidos. E, das 52 lojas físicas existentes em todo o território europeu, 30 delas são no Reino Unido. Portanto, ter mais pontos de venda espalhados por mais países seria o mais consistente paraAumentar 30% da participação de mercado dos modelos Android.
Finalmente, o relatório também afirma que entre dois e sete por cento dos entrevistados possuíam um touch pad. Enquanto entre dez e quatorze por cento, eu estava pensando em adquirir um no futuro.
