O mercado de tablets continua surpreendendo. Estamos falando de um segmento que nem existia um ano e meio atrás, e que começou com o iPad da Apple. É verdade que já existiam outros aparelhos, hoje categorizados como slates , mas foi só com a chegada do atraente terminal da apple que outras empresas lançaram suas propostas, sempre na fronteira entre celulares, laptops e a plataforma multimídia total..
Tamanha é a surpresa constante por este mercado que as projeções para ele são constantemente revisadas. As últimas a serem modificadas foram as da consultoria IDC, que embora tenha aumentado as vendas de 53,5 milhões de unidades em todo o mundo para este 2011, as últimas previsões são de alta e estão em 62,5 milhões. E por que? Simples: no segundo trimestre do ano, 13,6 milhões de tablets foram vendidos.
Esse número é quase 89 por cento maior do que o previsto e antecipa que o mercado de tablets crescerá 303,8 nas projeções anuais. Este dado confirma a excelente saúde deste segmento, que ainda é liderado pelo terminal da Apple, embora a concorrência esteja cada vez mais perto, especialmente representada pelos tablets Android (seja na versão 2.2 FroYo ou 3.0 Honeycomb)
No total, 68,3% dos tablets vendidos em todo o mundo tinham o logotipo da maçã no verso. Em outras palavras, 9,3 milhões de iPads acabaram nas mãos do mesmo número de clientes. O primeiro trimestre do ano, conforme surgiu em abril, também foi a liderança para a Apple com 65,7 por cento de participação de mercado, um ligeiro crescimento que pode ser atribuído ao entusiasmo febril que gerou o lançamento do iPad 2 no final Março, adicionado ao preço da primeira edição.
No entanto, a competição está pressionando forte. Os dispositivos Android e o PlayBook da RIM são os principais rivais nesse aspecto. O aparelho da família BlackBerry foi lançado com uma cota de quase cinco por cento, enquanto os terminais que funcionam com o sistema Google levaram 26,8 por cento do mercado. Mais uma vez, é preciso lembrar que alguns terminais desta seção, como o Samsung Galaxy Tab 10.1, ainda não haviam chegado ao mercado, embora existissem outros, como o HTC Flyer ou o Motorola Xoom.
