O número um em vendas do próximo telefone da Apple é o último telefone existente da Apple. Pelo menos, é o que sugerem as informações publicadas pelo jornal Financial Times, onde ecoam o comportamento dos clientes britânicos.
De acordo com isso, a expectativa de que aquele conhecido provisoriamente como iPhone 5 estaria gerando teria causado uma redução nas vendas do que até agora é o terminal topo de linha da firma de Cupertino, o iPhone 4S. No entanto, talvez a culpa não tenham sido apenas os rumores que estão servindo de prelúdio para o terminal que deve ser apresentado, segundo apostas, vazamentos e outras informações não oficiais, entre os meses de agosto e outubro.
Vamos por partes. A informação publicada pela Financial Time indica que, embora no passado mês de Março cerca de 25 por cento dos smartphones "" isto é, telefones inteligentes, não telemóveis em geral "" vendidos eram alguns dos modelos do iPhone 4S, o Em junho passado , a tendência mostrou outra direção, caindo ligeiramente para 20 por cento. O percentual não é particularmente alarmante, podendo ter sua tradução em motivos não diretamente relacionados à proximidade com o lançamento do iPhone 5 "" embora a influência desse fato seja claramente inegável "".
Para começar, o ciclo anual do iPhone 4S está começando a chegar ao fim. Isso também faz com que a expectativa gerada pelo terminal que foi apresentada no dia 4 de outubro não tenha os foles dos meses anteriores. Por outro lado, em junho o último modelo atual de telefone da Apple tinha a ver com o último de seu sapato: o Samsung Galaxy S3. Foi no dia 29 de maio que o mais recente carro-chefe da Samsung foi colocado à venda, registrando vendas recordes durante o mês de junho que, sem dúvida, teriam sido responsáveis pela queda na penetração mensal do iPhone 4S durante aquele período.
Em qualquer caso, dado que ainda não existem dados oficiais sobre como o mercado reagiu ao Samsung Galaxy S3, esta opção não poderia ter um suporte absoluto para responder à queda nas vendas de aparelhos telefônicos. De qualquer forma, como sabemos por meio do Boy Genius Report, a consultoria Gfk teria verificado que o último lançamento da empresa sul-coreana absorveu 18% da cota apenas durante o mês de junho no Reino Unido.
O lançamento do iPhone 5, como dizemos, está agendado de acordo com rumores que são tratados para algum momento de agosto e outubro. Em princípio, presumia-se que ele cumpriria os prazos de envio que cumprimos no ano passado para o iPhone 4S, de modo que seu lançamento seria agendado para o início de outubro. Porém, justamente a boa recepção do Samsung Galaxy S3 teria causado mais do que preocupação entre os de Cupertino, daí o avanço "" pelo menos, "avanço" com base nas previsões não oficiais "" em algum momento entre agosto e setembro.
Apesar de tudo, a Foxconn teria indicado que um problema com o fornecimento das baterias do novo aparelho teria arruinado a agenda da empresa responsável pela fabricação do aparelho, o que se traduziria em um adiamento em relação aos horários previstos..