A chinesa Lenovo parece decidida a conquistar o mercado de telefonia móvel em todo o mundo, especialmente além das fronteiras do território asiático. Um novo boato indica que a Lenovo pode estar muito interessada em comprar o BlackBerry, a tal ponto que até mesmo seus executivos estariam dispostos a desembolsar entre US $ 15 e US $ 18 por ação quando, hoje, as ações da BlackBerry estão sendo negociadas em um valor próximo a dez dólares.
Se esses rumores se confirmarem, a Lenovo terá ainda mais facilidade não apenas para continuar se expandindo no mercado americano e europeu, mas também poderá oferecer maior resistência aos seus concorrentes diretos no mercado asiático. E embora estejamos falando de um boato, não podemos esquecer que a Lenovo é uma empresa que atualmente possui o volume de negócios necessário para arcar com uma operação desse porte, e isso é demonstrado pelo fato de que no início deste ano a Lenovo comprou a Motorola (empresa que até então pertencia ao Google) em uma operação avaliada em 2,91 bilhões de dólares.
A BlackBerry, por sua vez, decidiu ficar de fora dessas especulações e não fez nenhuma declaração oficial sobre o assunto. Mesmo assim, para saber o desfecho mais do que possível desses rumores, basta dar uma olhada na espetacular queda dessa empresa no mercado de telefonia móvel nos últimos cinco anos. De acordo com os números do segundo trimestre fiscal deste ano de 2014, o BlackBerry teve um prejuízo líquido de 207 milhões de dólares (que é notavelmente melhor do que as perdas de 965 milhões de dólares no mesmo período do ano passado), enquanto as receitas giram em torno de 916 milhões de dólares (uma queda significativa em comparação com 1,57 bilhões de dólares do ano passado).
No caso de a Lenovo comprar o BlackBerry, o sistema operacional BlackBerry 10 pode acabar sendo um dos maiores perdedores com essa operação. Este sistema operativo tem cada vez menos presença no mercado da telefonia móvel e, no que diz respeito ao território europeu, o BlackBerry OS está presente em menos de cinco por cento dos smartphones vendidos na Europa.
Por outro lado, é também de referir que o mais recente lançamento desta empresa foi o BlackBerry Passport, um smartphone que incorpora um ecrã quadrado de 4,5 polegadas (com resolução de 1.440 x 1.440 pixels). Abaixo dessa tela está o teclado físico QWERTY, um teclado que tem sido uma das marcas da empresa durante seus melhores anos no mercado de telefonia móvel. Em relação a outras especificações técnicas do BlackBerry Passport, este terminal inclui um processador Qualcomm Snapdragon 801 de quatro núcleos rodando a 2,2 GHz,3 gigabytes de memória RAM, 32 gigabytes de armazenamento interno expansível por um cartão microSD externo, uma câmara principal de 13 megapixels, OS BlackBerry OS na versão 10. 3 e uma bateria com capacidade de 3450 mAh. E o preço inicial? 650 euros.