Mais vale tarde do que nunca. Mas tarde, tarde. E é que enquanto os principais fabricantes de celulares já colocaram os olhos no sanduíche de sorvete do Google (Android 4.0 Ice Cream Sandwich), a LG sul coreana segue na retaguarda das atualizações, e anuncia, neste ponto do filme, a O celular mais poderoso alcançará o Android 2.3 Gingerbread.
Referimo-nos ao LG Optimus 3D, o telefone que a empresa definiu como tri-dual e que tem como principal atracção o primeiro lançamento global que um fabricante dedica à tecnologia autoestereoscópica num telemóvel. Ou o que dá no mesmo: que equipa uma tela 3D que dispensa o uso de acessórios para desfrutar do efeito impactante.
Será a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de novembro, quando o LG Optimus 3D de todo o mundo vai começar a ser compatível com o que é o mais recente sistema operativo da Google (pelo menos, o último até ao Samsung ser oficialmente colocado à venda. Galaxy Nexus, que será o primeiro telefone a lançar comercialmente o Android 4.0).
A questão é se a atualização, que começará na Europa a partir desse dia, atingirá todos os países do continente igualmente ou se haverá um processo escalonado. É claro que este cronograma afeta apenas terminais livres, então se você quiser obter seu LG Optimus 3D por meio de algum tipo de concessão de operadora, terá que esperar a sua empresa adaptar o firmware.
Para esses usuários, a data de atualização é um mistério e está sujeita à pressa que seus respectivos operadores recebem para ajustar os parâmetros extras incluídos no novo sistema. Recorde-se que durante a estreia do LG Optimus 3D já foi indicado que pelas suas particularidades, este dispositivo seria um dos últimos na fila a cada nova atualização.
E é que o fato de incluir seções dedicadas exclusivamente à reprodução de conteúdo em três dimensões exige, como confirmam fontes da própria LG, um trabalho adicional no que se refere a adequar os requisitos da plataforma à camada específica que a multinacional Coreano projetado para este LG Optimus 3D.
Deve-se notar que, com este anúncio, a LG fica atrás dos principais fabricantes de celulares (ocupa a terceira posição em vendas globais, atrás da Nokia e Samsung) na atualização para o Gingerbread, que é seu terminal carro-chefe, com a permissão da LG Optimis 2X (que também demorou mais do que o esperado para atualizar para o Android mais recente).
